Certo e errado nas propostas de negociação

Tenha sempre uma proposta alternativa, ela será a sua cartada final

Curso de Negociação - Certo e Errado

A negociação não é um mistério, mas sim, o ato de comunicar o que se quer. Você não negocia sozinho, faz isso com outras pessoas. Quando você negocia para ganhar, comunica o que quer de forma que persuade e satisfaz os outros. Você compreende melhor a outra parte e comunica-se de modo a chegar a um acordo satisfatório para ambos.

Para uma negociação bem sucedida, devemos ser educados e gentis com as pessoas, mas firmes com os problemas. O segundo item importante é colocar-se no lugar do outro, para isso, é preciso se concentrar e tentar descobrir os desejos subjacentes da outra pessoa.

Se a negociação ficar difícil, dê um tempo, afaste-se um pouco, mas mantendo os olhos em seu objetivo. O poder do tempo e da distância acalma o espírito, clareia as ideias, propicia a criatividade, e a solução acaba aparecendo.

A professora Raquel Carneiro Silva, coordenadora técnica do Curso de Negociação, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, aconselha, "seja sempre criativo, concentre-se em inventar opções e, para isso, é interessante que o cenário seja propício e o ambiente bem informal".

Cuide para aumentar o seu poder de credibilidade. O que os grandes negociadores mais prezam é a sua reputação de negociador honesto e justo. Esse deve ser o seu maior capital, portanto concentre-se em encontrar critérios objetivos para decidir o que é justo.

Vá para uma negociação com uma boa proposta alternativa, ela será a sua cartada final. Observe tudo o que o outro quer, e também o que ele não quer perder, então, faça uma proposta tentadora e que atenda aos seus desejos.

http://www.youtube.com/watch?v=TP0lFl1q2as

Marconi Vieira 08-02-2011 Gestão
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.