Foco da estratégia de marketing deve ser o cliente

É muito mais barato manter clientes atuais e fiéis do que conquistar novos

Marketing para Pequenas Empresas

Dizem que marketing eficiente é aquele que faz o que pode vender, em vez de vender o que pode fazer. Isso significa que os desejos e necessidades do cliente são o foco principal do mercado moderno. Qualquer estratégia de marketing só terá sucesso se o cliente ou consumidor for encarado como o centro de todo o processo.

Num mundo moderno, globalizado, onde as tecnologias fazem chegar, rapidamente, até o consumidor, todas as informações que ele deseja ter sobre determinado produto, onde há internet, comércio sem fio, e-mails, telefones celulares, máquinas de fax, conquistá-lo ficou muito mais difícil. Chegar primeiro e melhor até ele passou a ser a meta principal para se obter lucros e crescimento em qualquer negócio.

Boas informações sobre os clientes são essenciais para aumentar os lucros. É de acordo com essas informações que você deve direcionar toda a sua estratégia de produção e distribuição do seu produto. Segundo Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, coordenadora técnica do curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "quando você reúne dados sobre o maior número de consumidores, consegue produzir um perfil da sua clientela. Isso ajuda a definir produtos e serviços para grupos importantes de clientes".

A estratégia de marketing que você escolher para a sua empresa deve transformar um cliente eventual em um aliado da empresa. O cliente potencial em cliente eventual e depois em aliado, e assim por diante. Tenha por objetivo transformar cada segmento em aliados. É muito mais barato manter os clientes atuais e fiéis do que conquistar novos. Para isso, a sua empresa precisa satisfazê-los plenamente.

Perder clientes é um fato normal, pois eles mudam. O importante é conquistar novos mais rápido do que os que são perdidos. Só assim a empresa cresce. Se os seus clientes estão diminuindo em velocidade maior do que os novos estão aparecendo, é necessário que você faça uma pesquisa para saber o motivo. Se for um problema da empresa, tome providências imediatas. Se o produto não cativa mais, será necessário lançar uma nova linha, ou diversificar, acrescentando um diferencial.

http://www.youtube.com/watch?v=VQX4efw0KiI

Marconi Vieira 14-06-2011 Gestão
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