Saiba como fazer um controle financeiro

Ter planejamento e saber se controlar são atitudes de extrema importância e que devem estar sempre interligadas

 

No campo especializado do conhecimento relacionado à Administração, "controlar" significa mensurar, ou seja, ter controle e obter informações a respeito do desempenho para assim tomar decisões de forma que se possa confrontar os resultados reais com os resultados planejados. Tudo isso para somente depois decidir o que fazer em relação a qualquer divergência ou problema.

Ter planejamento e saber se controlar são atitudes de extrema importância e que devem estar sempre interligadas. O planejamento determina as metas e as ações para alcançá-las e também especifica padrões expressos, ou implícitos, em relação aos quais o desempenho real pode ser confrontado. O controle inicia com o esquema de expectativas representadas pelos padrões. Desse ponto de vista, o controle consiste em uma sucessão de passos, que tenciona ajudar a garantir que o desempenho real se molde ao planejado.

Sua empresa deve manter sempre atualizados os controles gerenciais que servirão como fonte de informações para o planejamento financeiro. Os controles gerenciais devem ser implantados de acordo com o porte e o perfil de gerência da empresa, uma vez que a fonte e a complexidade de informações serão diferentes.

O que observar na hora de elaborar o seu controle financeiro

  • Áreas e pessoas envolvidas;
  • Período de abrangência em dias;
  • Necessidades gerenciais;
  • Disponibilidade de tempo para análise;
  • Clareza e objetividade das informações.

Saiba quais são os requisitos necessários para um bom controle financeiro

Compatibilidade com o planejamento financeiro: a necessidade de adequação do controle ao planejamento é fundamental. As implicações advindas de um controle financeiro deficiente ou inadequado poderiam acarretar má interpretação dos resultados, demora na tomada de decisões ou em outros problemas, que em muito dificultariam alcançar os objetivos fixados.

Permitir ação imediata: os controles financeiros devem permitir a ação imediata, antes do desastre total. O controle ideal é como radar que acusa o obstáculo e providencia a correção antes do choque.

Permitir avaliação das exceções: as informações devem ser prestadas ao administrador, mesmo que retratem exatamente o que delas se espera. Entretanto, o que realmente interessa a ele é saber o que não vai bem, pois é essa informação que demandará alguma providência.

Refletir a estrutura: um sistema de controle financeiro deve apoiar-se na estrutura, além de permitir identificar os responsáveis pelos desvios e os centros de autoridade que devem adotar as decisões corretivas.

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, coordenador do Curso Administração Financeira na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que cabe ao administrador avaliar a importância relativa dos controles e fazer com que eles compensem seus próprios custos.

Equipe de Redação 21-08-2012 Gestão
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.