Aprenda sobre os tipos de memória

Além da filogenética e da ontogenética, o ser humano é dotado de três etapas de memória

memorizacao-exercicios

Existem dois tipos de memória. Uma é a filogenética, que é passada pelo registro genético do ser humano. É exemplo disso, a atitude do recém-nascido de procurar o seio materno para sua alimentação. A memória adquirida pela experiência ou treinamento é a ontogenética, que se desenvolve de acordo com a aquisição de conhecimentos.

Cada ser possui suas referências e gostos que variam conforme as fases de crescimento. Elas são as fortes influências no prazer de aprender determinados assuntos. Para isso, o exercício da memória se torna essencial.

De acordo com o professor Marcos Barbosa, no curso Técnicas de Memorização, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "a memória é um dom elástico, quanto mais a exercitarmos, melhor serão nossas respostas".

O ser humano ainda é dotado de três etapas de memória: a imediata, intermediária e de longo prazo. A imediata é caracterizada pelo seu curto prazo, sendo que o estímulo permanece por algum tempo, minutos ou horas, e cai no esquecimento à medida que se torna inútil.

Já a memória intermediária retém as informações por um tempo maior que a imediata. Exemplo disso, é quando exerce-se uma atividade por alguns anos e ao mudar de hábitos, procurando outros interesses, essa função passa a ser esquecida.

Os estímulos carregados de emoção fazem parte da memória de longo prazo. Esse é o verdadeiro banco de dados da mente. Técnicas eficientes de memorização contribuem para que eles possam ser arquivados adequadamente, a fim de serem usufruídos de acordo com sua potência máxima.

Texto de: Ariádine Morgan

Tecnologia e Treinamento 10-08-2011 Treinamento
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.