Atividade cerebral tem processamento diferenciado em crianças e adultos

Para desenvolver a memória é importante ler bastante, criar, apreciar os desafios, ter coragem para perguntar, questionar e tirar as dúvidas

Permitir que tenhamos um pensamento coeso é função da memória. Ela é formada por um grupo de sistemas, que com suas diversas habilidades consegue armazenar e formar imagens ou palavras quando requisitado.

Por essas estruturas não estarem totalmente formadas nos bebês com idade inferior a 30 meses, ocorre o fenômeno amnésia infantil. Mas mesmo em crianças com o encéfalo ainda em desenvolvimento, os conhecimentos são registrados e analisados, porém de forma distinta da dos adultos.

Por exemplo, existe uma história que um professor universitário fez um risco no quadro-negro com giz e perguntou aos alunos: "o que vocês veem aqui?". Um estudante prontamente respondeu: "somente um risco". E os outros confirmaram a observação do colega. Em seguida, o professor disse: "Fiz essa mesma pergunta numa classe do jardim de infância e tive dezenas de respostas diferentes, como uma cobra, uma grama, uma linha, entre várias outras".

Esse exemplo também mostra que a memória está extremamente ligada à criatividade e aos estímulos oferecidos a ela. Quando crianças, somos massivamente estimulados e por isso, é mais fácil aprender e recordar. Quando adultos, reprimimos essa atitude por acharmos muito infantil e inadequada.

Outra compreensão prática da memorização, é verificar que ao pensar em um lápis, por exemplo, o cérebro lembra do nome do objeto, seu formato, sua função, o som que faz quando desliza sobre o papel, entre outras coisas. Cada parte dessas lembranças vem de um local distinto do cérebro.

Segundo o professor Marcos Barbosa, no curso Técnicas de Memorização, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "cada nova sensação ou aprendizado compartilhado com algum objeto ou pessoa será armazenado e associado na memória para o desenvolvimento de pensamentos futuros".

É por esse motivo que a memorização também está totalmente ligada às emoções. Para desenvolver a memória é importante ter o hábito da leitura, criar, apreciar os desafios, ter coragem para perguntar, questionar e tirar as dúvidas. Essas atitudes fazem parte do primeiro passo. Mas, não pare por aí, siga adiante.

Texto de: Ariádine Morgan

Tecnologia e Treinamento 08-08-2011 Treinamento
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.