Dobraduras podem ser realizadas por crianças a partir de quatro anos

Com a prática, outros materiais poderão ser usados na criação dos origamis, a fim de torná-los mais bonitos e interessantes

Curso de confecção de brinquedos pedagógicos

Origami é a arte tradicional de dobrar papel, criando diversos seres e objetos. A palavra, assim como a técnica, vem do japonês, das palavras “oru”, que significa dobrar, e “kami”, que é papel em japonês.

Para formar as figuras, são usadas diversas dobras diferentes, que, combinadas de diversas maneiras, podem formar desenhos complexos e bonitos. Crianças a partir de seis anos, podem elaborar dobraduras de até cinco movimentos, mas antes é necessário que treinem os movimentos básicos, como dobrar a folha ao meio e na diagonal.

As dobraduras geralmente partem de um pedaço de papel quadrado, cujos lados podem ser de cores iguais ou diferentes. O papel de faces de cores diferentes, com um dos lados branco, é chamado de papel espelho, e é o mais adequado para a realização de dobraduras.

A professora Luciana Fiel, coordenadora do curso Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dá uma dica, “com a prática, outros materiais poderão ser usados na criação dos origamis, a fim de torná-los mais bonitos e interessantes, como por exemplo: papeis de revista, purpurina, papeis estampados, retalhos de tecido ou fitas.”

O educador deve acompanhar todo o processo de elaboração das dobraduras, orientando os alunos e incentivando-os a ilustrar as histórias e decorar os ambientes para que a atividade se torne mais divertida e atraente para a criança.

http://www.youtube.com/watch?v=FV1bASIzrGY

Marconi Vieira 04-11-2010 Treinamento

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.