Etiqueta no dia a dia

Algumas regras de etiqueta variam de cultura para cultura, de região para região, porém as diretrizes que regem a boa educação possuem princípios básicos que são eternos. A etiqueta deve ser observada em todos os lugares e em qualquer hora do dia. Simpatia faz bem ao espírito de todos e

Pedir desculpas, agradecer favores recebidos e ter o cuidado para não esbarrar em ninguém são algumas regras de etiqueta pra o seu dia a dia

  Simpatia faz bem ao espírito de todos e principalmente de quem é simpático

Algumas regras de etiqueta variam de cultura para cultura, de região para região, porém as diretrizes que regem a boa educação possuem princípios básicos que são eternos. A etiqueta deve ser observada em todos os lugares e em qualquer hora do dia. Simpatia faz bem ao espírito de todos e principalmente de quem é simpático.

  • Peça desculpas se esbarrar em alguém;
  • Agradeça favores recebidos;
  • Preste informações claras e objetivas;
  • Evite interromper o trânsito em calçadas;
  • Se uma mulher deixar cair o embrulho, o homem deve apanhá-lo;
  • Se for o homem a deixar cair, a mulher deve apenas alertá-lo;
  • Cuidado para não esbarrar em ninguém com o guarda-chuva.

Atendimento de portas

Antes de abrir a porta deve-se olhar pelo "olho mágico". Se for uma pessoa conhecida,  abra cumprimente-a com um "Bom Dia" ou "Boa Noite" e peça ao visitante que aguarde um instante para se chamar a pessoa com quem ele deseja falar. Se for uma pessoa desconhecida, não se deve abrir a porta sem perguntar antes quem é e o que deseja. Comunique aos donos da casa e se eles permitirem, abra então a porta. Se os donos da casa não estiverem, não se deve deixar a pessoa desconhecida entrar.

Em lojas, elevadores e edifícios

Ao entrar nos elevadores, interrompa a conversa com o seu interlocutor e só a retome ao chegar ao destino. Quem está saindo tem prioridade para melhor fluxo do trânsito. O certo é ceder o lugar a quem sai; o homem deve segurar a porta para a mulher e ceder também a frente; não pare em frente às saídas. Deve-se aguardar pessoas que se apressam para pegar o elevador. Cumprimente-o e agradeça na saída. Nas lojas e entradas de edifícios, procure não interromper a passagem.

Em academias e salões de beleza

A academia de ginástica e os salões de cabeleireiro não são lugares para nos inteirarmos da vida alheia ou comentar nossos problemas. Evite falar da sua vida pessoal; fale de assuntos de interesse geral e evite falar mais alto que todos, como se estivesse falando para todos. Limite-se a conversar somente com o seu interlocutor, em tom baixo, de modo que os outros também possam conversar.

Nos salões seja paciente, pois nem sempre os serviços saem na hora certa. É como ir ao médico. É preciso tirar o período do dia para isto e ter paciência. Jamais peça para passar na frente de alguém. O profissional precisa de calma para fazer o serviço bem feito.

Em filas e compras

Em filas de supermercados e bancos, jamais passe na frente de outras pessoas. Esta atitude constitui-se em total falta de respeito e você pode levar um bom sermão, além de provocar confusão. Aguarde, com calma, a sua vez de falar.

Valéria Vitarelli de Queiróz e Júnea Zacour del Giúdice, coordenadoras do Curso Etiqueta para o Sucesso Pessoal, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressaltam que ao fazer compras, defenda seus interesses sem, no entanto, ser mal-educado. Reclame e peça troca sempre com extrema educação e lembre-se que a vendedora é apenas uma funcionária e não merece ouvir críticas e desaforos. Em supermercados, evite falar alto e fazer confusões.

Equipe de Redação 19-03-2013 Treinamento
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