Algumas regras de etiqueta variam de cultura para cultura, de região para região, porém as diretrizes que regem a boa educação possuem princípios básicos que são eternos. A etiqueta deve ser observada em todos os lugares e em qualquer hora do dia. Simpatia faz bem ao espírito de todos e principalmente de quem é simpático.
Atendimento de portas
Antes de abrir a porta deve-se olhar pelo "olho mágico". Se for uma pessoa conhecida, abra cumprimente-a com um "Bom Dia" ou "Boa Noite" e peça ao visitante que aguarde um instante para se chamar a pessoa com quem ele deseja falar. Se for uma pessoa desconhecida, não se deve abrir a porta sem perguntar antes quem é e o que deseja. Comunique aos donos da casa e se eles permitirem, abra então a porta. Se os donos da casa não estiverem, não se deve deixar a pessoa desconhecida entrar.
Em lojas, elevadores e edifícios
Ao entrar nos elevadores, interrompa a conversa com o seu interlocutor e só a retome ao chegar ao destino. Quem está saindo tem prioridade para melhor fluxo do trânsito. O certo é ceder o lugar a quem sai; o homem deve segurar a porta para a mulher e ceder também a frente; não pare em frente às saídas. Deve-se aguardar pessoas que se apressam para pegar o elevador. Cumprimente-o e agradeça na saída. Nas lojas e entradas de edifícios, procure não interromper a passagem.
Em academias e salões de beleza
A academia de ginástica e os salões de cabeleireiro não são lugares para nos inteirarmos da vida alheia ou comentar nossos problemas. Evite falar da sua vida pessoal; fale de assuntos de interesse geral e evite falar mais alto que todos, como se estivesse falando para todos. Limite-se a conversar somente com o seu interlocutor, em tom baixo, de modo que os outros também possam conversar.
Nos salões seja paciente, pois nem sempre os serviços saem na hora certa. É como ir ao médico. É preciso tirar o período do dia para isto e ter paciência. Jamais peça para passar na frente de alguém. O profissional precisa de calma para fazer o serviço bem feito.
Em filas e compras
Em filas de supermercados e bancos, jamais passe na frente de outras pessoas. Esta atitude constitui-se em total falta de respeito e você pode levar um bom sermão, além de provocar confusão. Aguarde, com calma, a sua vez de falar.
Valéria Vitarelli de Queiróz e Júnea Zacour del Giúdice, coordenadoras do Curso Etiqueta para o Sucesso Pessoal, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressaltam que ao fazer compras, defenda seus interesses sem, no entanto, ser mal-educado. Reclame e peça troca sempre com extrema educação e lembre-se que a vendedora é apenas uma funcionária e não merece ouvir críticas e desaforos. Em supermercados, evite falar alto e fazer confusões.