Hora do passeio: como transportar crianças

Como transportar crianças com segurança

Cuidar das crianças dentro de um veículo não é tarefa fácil. Muitas vezes, elas se comportam de maneira inquieta e imprevisível. Então, qual é a melhor maneira de transportá-las? O primeiro passo é adaptar o veículo para receber um bebê ou uma criança. Mantê-las seguras dentro do carro exige alguns cuidados, entre eles, o uso correto dos dispositivos de segurança. Há vários modelos de assentos para crianças, de acordo com tamanho, idade e modelo do automóvel. Podem ser: bebê conforto, assentos conversível e de apoio.

Atenção: os assentos para transportar crianças são obrigatórios de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Transportar crianças em automóveis, sem o equipamento adequado de segurança, configura infração gravíssima, com pena de multa e sete pontos na carteira de habilitação.

Conheça cada modelo e escolha o assento adequado.

Bebê Conforto

É apropriado para crianças até 10kg, ou 15kg, dependendo do modelo. Em formato de concha, possuem uma alça para transporte e muitos já fazem parte do carrinho de transporte do bebê. Tem a base removível, que fica encaixada no veículo, facilitando a remoção e a instalação.

Assento conversível

É adequado para bebês maiores, de 9kg e menos de um ano. Ele possibilita que a criança fique posicionada, olhando a traseira ou a frente do veículo. Há vários modelos e diferentes formas de fixação. A posição do assento é virada para trás, até que o bebê esteja com altura em que sua cabeça ultrapasse o assento.

Assento de apoio ou de elevação

É ideal para a criança que não usa a cadeirinha infantil, mas não atingiu a altura para o uso do cinto de segurança. Geralmente é indicado para crianças até 10 anos de idade, com mais de 18kg, e até 36kg. Nota-se que a criança está muito grande para a cadeirinha, quando seus ombros estão mais altos do que as aberturas para o cinto de segurança, ou quando a cabeça fica acima do encosto do assento.

No banco traseiro

Crianças com menos de 10 anos devem andar sempre no banco de trás. Até mesmo após os 10 anos completos. Enquanto não houver a altura ideal, é aconselhável que ela permaneça sentada na cadeirinha.

Para a segurança das crianças, é necessário travar os vidros elétricos. As portas devem estar travadas por fora e por dentro. E lembre-se de nunca deixar uma criança sozinha dentro do carro, mesmo se for por pouco tempo.

Siga sempre as orientações de segurança!

 
Por Lidiany Duarte
Fonte: seguroauto.org

 

Lidiany Duarte 30-01-2015 Treinamento
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.