Apiterapia - Curso de tratamento com produtos das abelhas

As abelhas produzem diversos produtos, capazes de desempenhar variadas funções

Apiterapia

As abelhas participam diariamente das nossas vidas, até mesmo daqueles que não tem nenhum conhecimento de como criá-las. Basta pensar na polinização das plantas, com a consequente geração de frutos, e em toda vida vegetal do planeta.

A colmeia representa para o homem uma mina quase inesgotável de substâncias úteis, como: mel, pólen, pão das abelhas, cera, própolis, geleia real, larvas e veneno. As propriedades dessas substâncias permitem tratamentos efetivos em numerosas patologias, agudas e crônicas, frequentemente associadas a outras medicinas específicas e essências.

A apiterapia é, então, o tratamento de disfunções orgânicas e emocionais com produtos colhidos, transformados e segregados pelas abelhas. Na tradição popular, houve sempre o hábito de usar a aplicação de abelhas como tratamento de processos reumáticos, semelhante a outros métodos igualmente efetivos, como as urtigas, a mostarda e outros.

Há mais de 100 anos, na França, Áustria, Tchecoslováquia, Rússia e em outros países da Europa, alguns médicos também recorreram às abelhas e, ainda, as utilizam, para o tratamento de artrite e de outras doenças. Na América do Norte, existe uma associação de apiterapia muito ativa, a AAS - Sociedade Americana de Apiterapia. Em outros países, o interesse por essa terapia ainda é recente.

No curso "Apiterapia - Tratamento com Produtos das Abelhas", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são apresentadas as características, a composição e o uso terapêutico de cada um dos produtos das abelhas.  A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo de Carlos Eduardo Carvalho dos Santos, apiterapeuta pela Comisión Apiterapía Apimondia, e naturoterapeuta pela CONSULTATEH - Consultorio Apis Terapia Holística de Itapetininga-SP.

http://www.youtube.com/watch?v=0rn1lT8HLSw

Marconi Vieira 07-04-2010 Apicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.