Principais meses da safra de mel - dicas de coleta

Principais meses da safra de mel - dicas de coleta. No Brasil, os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro.

No Brasil, os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro

Principais meses da safra de mel - dicas de coleta
"Nas condições de operação de um apiário fixo, com manejo adequado e florada anual farta, cada colmeia possui potencial produtivo de mais de 20 kg de mel por ano- além de 1,2 kg de própolis e 4,0 kg de cera. Se considerarmos 60 colmeias, o total da produção de mel pode chegar a 1.200 kg ou mais", afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso a Distância CPT Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. Mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais - como local do apiário próximo a flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação migratória.

Além disso, no inverno, deve ser estocado mel para alimentação das abelhas - ele não deve ser deixado na melgueira, mas sim na colmeia, onde todas se aglomeram para tornar a temperatura interna do ninho mais quente (cerca de 20°C).
 
Embora seja necessário deixar mel estocado no ninho para que as abelhas se alimentem no inverno, a maior parte dele deve ser colhida. O ideal é deixar 1 quadro de mel para as abelhas - mais que isso é inadequado. Isso porque colmeias com muito mel fazem com que as abelhas parem de produzir.

Outro comportamento provável é o enxameamento - as abelhas começam a construção de favos na tampa da melgueira ou fazem realeiras para produzir novas rainhas. Portanto, assim que a cessar a florada, o mel deve ser colhido.

Por outro lado, o mel que ainda não está maduro (mel verde) não pode ser colhido, pois ele fermenta rapidamente (estraga mais rápido). Apenas o mel maduro deve ser colhido para que não cristalize nos favos - o que dificulta a extração. A coleta do mel deve iniciar da melgueira superior para as seguintes (verticalmente).

Quando os quadros de mel forem retirados da colmeia, eles devem ser trocados por novos com cera moldada. Dessa forma, as abelhas não terão o instinto de fazer os favos de mel nas tampas da melgueira ou em outros locais indesejáveis.  

Mas por que não é favorável a construção de favos na tampa da melgueira? Porque nesse local os favos não podem ser centrifugados e sua retirada irrita as abelhas. Sem falar que a extração se torna muito mais difícil e parte do mel é desperdiçada no processamento.

Todos os quadros que tiverem crias só podem ser centrifugados com os opérculos. Caso contrário, haverá mistura com o mel - o que afeta a sua boa qualidade. Durante o processo, as caixas com os quadros devem seguir (lacrados) para a casa de centrifugação para impedir saqueadores.

Fontes: Rural News e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 12-12-2016 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.