Sistemas agroflorestais ajudam na preservação de abelhas sem ferrão

Sistemas agroflorestais ajudam na preservação de abelhas sem ferrão. A preservação de abelhas sem ferrão é vital para o aumento da produtividade de muitas culturas, pois elas são as principais polinizadoras.

A preservação de abelhas sem ferrão é vital para o aumento da produtividade de muitas culturas

Sistemas agroflorestais ajudam na preservação de abelhas sem ferrão

"Muito tem sido feito para preservar as espécies de abelhas sem ferrão nativas do Brasil. Afinal foi comprovado que elas são responsáveis pela polinização das mais diversas culturas, assim como outros insetos e pássaros", afirmam Ana Maria Waldschmidt e Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professores do Curso a Distância CPT Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí, em Livro+DVD e Online, da Área Apicultura.

Com o surgimento dos sistemas agroflorestais (SAFs), tornou-se realidade impedir a extinção das polinizadoras naturais, pois permite a produção agrícola em harmonia com as abelhas sem ferrão. De acordo com os especialistas do Núcleo de Agroecologia da Embrapa Meio Ambiente (SP), os mecanismos agroflorestais biodiversos são um excelente meio de produzir sem interferir diretamente na biodiversidade local.

É importante destacar que, ao preservar as abelhas nativas, o agricultor contribui com a produtividade de sua plantação. Segundo Katia Braga, pesquisadora do Núcleo de Agroecologia da Embrapa, 75% das 115 culturas com grande relevância em todo o mundo são beneficiadas com aumento da produção graças à polinização dos animais. Em nosso país, por exemplo, das 141 culturas já estudadas 85 dependem dos polinizadores.

Na verdade, as abelhas polinizadoras ajudam, e muito, na produção agrícola. Sua contribuição econômica chega a quase 30% (US$12 bilhões) do valor total da produção anual das culturas dependentes (US$45 bilhões). Além disso, com a polinização, as frutas melhoram a qualidade, o que é extremamente vantajoso para o mercado agrícola. Portanto, os SAFs são essenciais para aumentar a diversidade biológica da região e garantir a manutenção das populações de abelhas nativas.

Fonte: Revista Globo Rural.

Confira o artigo "Abelhas sem ferrão: manejo correto aumenta produtividade" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 04-10-2017 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.