Alimentos Alternativos para Suínos - Tubérculos e Raízes Tuberosas

Tanto os tubérculos quanto as raízes tuberosas são fontes ricas de carboidratos, uma ótima opção de alimentação alternativa para suínos.

Alimentação Alternativa para Suínos - Tubérculos e Raízes Tuberosas

Tanto os tubérculos quanto as raízes tuberosas são fontes ricas de carboidratos, estes essenciais para a alimentação dos suínos. Mas neles também são encontrados vitaminas, sais minerais e fibras. Os tubérculos são estruturas arredondadas, formadas no caule de determinadas plantas verdes, porém, ficam sob o solo. Já as raízes tuberosas, como o nome já indica, são estruturas que ficam na própria raiz. Ambos têm como função o armazenamento de energia para a planta.

Confira abaixo os principais tubérculos e raízes tuberosas, que podem ser usados como alimentação alternativa para suínos.

Araruta Gigante:
É uma planta de grande resistência à seca, ao frio e às pragas. Além de uma boa forrageira para os porcos, particularmente recomendada pelo seu grande rendimento. Os porcos consomem as folhas e os tubérculos com grande voracidade, podendo ser associada ou não a várias qualidades de rações. A cultura dessa forrageira deve ser recomendada aos nossos suinocultores, pela facilidade que apresenta e como meio de se obter grandes reservas alimentícias para os suínos, a baixo custo.

Batata Doce:
A batata doce possui uma cultura fácil, a qual não se exige muito em relação à qualidade do solo, além disso, seu ciclo vegetativo é reduzido. Sendo assim, ela é uma planta altamente econômica para a suinocultura. Entretanto, para baratear a produção, os próprios porcos podem comê-las no campo. Porém, deve-se ter cuidado em balancear a alimentação dos suínos com misturas proteicas e minerais, pois a batata, como sabemos, por si só, não é suficiente para nutri-los.

Beterraba:
A beterraba açucareira é uma cultura de inverno bienal que, no primeiro ano, desenvolve uma raiz rica em açúcares e, no segundo ano, quando as condições climáticas forem adequadas, produz um caule ramificado, onde se formam flores, frutos e sementes. A beterraba açucareira poderá ser uma alternativa econômica de alimentação de suínos, no período de terminação, com uma grande vantagem de estar disponível no período de escassez de milho.

Inhame-chinês:
O ideal é que o inhame seja utilizado como uma alimentação auxiliar e não como base da alimentação do suíno. O inhame-chinês, também conhecido como inhame-japonês, é fornecido a ele cru.

Mandioca:
É um excelente alimento para suínos, podendo até mesmo ser um bom substituto para o milho, além de ser fácil de ser cultivada. A mandioca divide-se em duas classes: brava e mansa. A mandioca brava não deve ser dada de imediato aos porcos, devendo antes ser exposta ao ar livre, durante dois a três dias, para que não cause envenenamento aos animais. Já a mandioca mansa pode ser fornecida de imediato ao porco por não ser tóxica. A mandioca pode ser fornecida aos suínos, em estado natural, picada e adicionada à ração, ou ainda em forma de raspa.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Suinocultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Sistema Orgânico de Criação de Suínos.

Conheça as principais alternativas que podem ser utilizadas na alimentação do animal:

Alimentos Alternativos para Suínos

Alimentos Alternativos para Suínos - Grãos

Alimentos Alternativos para Suínos - Outros



Samia Andrade 27-09-2013 Suinocultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.