Por que a porca gerou apenas dois leitões?

Por que a porca gerou apenas dois leitões? As leitoas de reposição, em hipótese alguma, devem receber as mesmas condições de manejo e alojamento dos suínos de terminação.

São muitos os fatores que causam o baixo desempenho reprodutivo em porcas

Por que a porca gerou apenas dois leitões? 

Quando a porca gera apenas dois leitões algo não está normal. Em geral, o baixo índice reprodutivo da fêmea pode ser causado por uma série de fatores. Primeiramente, o melhor a fazer é consultar um médico veterinário para avaliar o quadro de saúde do cachaço, da leitoa de reposição e dos leitõezinhos. Não apenas isso, é preciso traçar um diagnóstico preciso do sistema de criação  de suínos adotado pelo suinocultor.

Fatores a serem considerados

A procedência das matrizes (cachaço e leitoa de reposição), a idade do macho e da fêmea (quando submetidos ao cruzamento), a qualidade genética dos reprodutores, a estrutura corporal, a sanidade dos animais (vacinações) e o manejo alimentar, tudo deve ser considerado no processo de diagnose para que os resultados sejam mais precisos. Caso contrário, será complexo encontrar meios para potencializar o desempenho reprodutivo dos cachaços e das porcas.

Leitoas de reposição

As leitoas de reposição, em hipótese alguma, devem receber as mesmas condições de manejo e alojamento dos suínos de terminação. Elas devem ser encaminhadas a outro local de criação a partir da desmama. O alojamento deve ser feito em baias com piso de boa qualidade, que garanta a elas sanidade, conforto e bem-estar. O espaço físico das baias deve ser de 2,0 m², por animal, quando a idade for superior a 150 dias.

Machos reprodutores

"O manejo de suínos reprodutores é uma das mais importantes práticas na suinocultura. Para se ter uma ideia, um macho deixa em média mil filhos ao longo de sua vida útil na granja. E os cuidados começam desde a seleção e aquisição dos suínos até o manejo propriamente dito - como alimentação, sanidade e reprodução", afirma Paulo César Brustolini, professor do Curso a Distância CPT Criação de Suínos - Manejo de Reprodutores e Matrizes em Livro+DVD e Online.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Suinocultura.

Andréa Oliveira 08-03-2018 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.