Produção de Suíno Light

Mais Carne, Menos Gordura

O porco selvagem da Antiguidade possuía 70% da massa anterior e 30% de posterior. Vivia na floresta e alimentava-se de pastos nativos, frutas e pequenos animais. Era muito veloz e possuía como principal arma os seus dentes longos e afiados. Seus membros dianteiros eram fortes e musculosos, para resistir aos impactos das lutas, enquanto o seu posterior era formado por fracas massas musculares.

O porco tipo banha começou sua fase na época da domesticação, há 10 mil anos, o que perdurou até o início do século XX. Com a domesticação, o porco não necessitava mais procurar alimentos na floresta, nem precisava fugir de seus inimigos. Vivendo em chiqueiros fechados, recebia toda a alimentação de que necessitava. Comendo mais e fazendo menos exercícios, começou a alterar sua composição corporal, passando a apresentar 50% de dianteiro e 50% de traseiro. O acúmulo de gordura fez com que passasse a ser considerado o animal ideal para o homem, já que lhe fornecia grande quantidade de banha e carne.

O suíno moderno começou a ser desenvolvido no início do século, através do melhoramento genético, com o cruzamento de raças puras. Pressionados por uma melhor produtividade para tornar a espécie economicamente mais viável e pelas exigências da população por um animal com menos gordura, os técnicos e criadores passaram a desenvolver um suíno com 30% de massa anterior e 70% de posterior.

Cerca de 70% da gordura suína localiza-se na capa de gordura, também conhecida como toucinho, enquanto os outros 30% se localizam em outras regiões do corpo do animal. Assim, a carne suína, propriamente dita, apresenta baixos teores de gordura e é inclusive indicada para dietas de emagrecimento, na maioria dos países europeus.

Outro dado interessante é que a carne suína contém 65% de gordura do tipo insaturada, ou seja, aquela que contribui para a formação do chamado bom colesterol. Enquanto apenas 35% é composta de gordura saturada, ou seja, aquela que produz o chamado mau colesterol.

Segundo Luiz Mário Fedalto, coordenador do Curso Produção de Suíno Light - Mais Carne, Menos Gordura; desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o suíno atual é exigente e é criado em instalações confinadas, extremamente limpas, desinfetadas e sem acesso à terra.

Equipe de Redação 06-09-2011 Suinocultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.