Surge vacina contra doenças pulmonares em suínos

Surge vacina contra doenças pulmonares em suínos. Os responsáveis pela grande descoberta são os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, que finalmente isolaram as cepas da PmA - Pasteurella multocida sorotipo A.

Os responsáveis pela descoberta da vacina contra doenças pulmonares em suínos são os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves

Surge vacina contra doenças pulmonares em suínos

Surge vacina contra doenças pulmonares em suínos após três anos de pesquisa. Os responsáveis pela grande descoberta são os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, que finalmente isolaram as cepas da PmA - Pasteurella multocida sorotipo A, principal causadora de doenças respiratórias em suínos. Segundo Nelson Morés, líder da pesquisa, a bactéria gera quadros clínicos diversos, conforme a cepa e o sorotipo envolvidos, além do grau de imunidade do animal.

Em casos mais avançados, podem ocorrer pleurite, pericardite e pneumonia hemorrágica. Dentre os principais sintomas, o suíno apresenta febre (41,6°C), inapetência, prostração e problemas respiratórios severos. Também pode ocorrer tosse, quando a bactéria tem relação com influenza ou pneumonia enzoótica. Nesse caso, a mortalidade pode chegar a 40%. Os suínos mais suscetíveis à doença são os que estão em estágio de terminação (mais de 100 dias de vida).

Como o protótipo da vacina já foi testado em suínos e apresentou excelentes resultados, em breve será divulgado um edital para selecionar a empresa especializada para atuar na fase final de desenvolvimento da vacina. De acordo com o pesquisador da Embrapa Morés, durante os testes, os pesquisadores chegaram a respostas imunes satisfatórias e à redução de condenações. De fato, um avanço muito importante para a equipe.

As doenças pulmonares em suínos causam sérios prejuízos aos suinocultores, desde gastos exorbitantes com medicamentos até o aumento das condenações no abate. Estudos direcionados ao impacto econômico das pleurites/pericardites em suínos de um abatedouro indicaram perdas de R$ 9,85 por suíno abatido.

Na verdade, a incidência da pneumonia por PmA tem aumentado nos últimos anos, com perdas imensuráveis em muitas criações de suínos, em especial na fase de terminação. Segundo Luizinho Caron, virologista da equipe, com a aplicação da vacina nos suínos, o agente patológico será atingido diretamente. E completa: "os inúmeros sorotipos e cepa da Pm e a incompreensão da patogenicidade dificultam a descoberta de vacinas para pasteurelose pulmonar.

Além disso, os sistemas de criação de suínos, onde os animais permanecem confinados em grande concentração, promovem o aumento de doenças. Muitas vezes, leitões em diferentes fases de desenvolvimento ficam juntos no confinamento, prática totalmente inadequada, que compromete a sanidade do plantel.

"É importante lembrar que o bom manejo dos suínos - inclusive o sanitário, começa desde a aquisição dos animais até a criação na granja", afirma Paulo César Brustolini, professor do Curso a Distância CPT Criação de Suínos - Manejo de Reprodutores e Matrizes, em Livro+DVD e Online, da Área Suinocultura.

Fonte: Canal Rural.

Confira o artigo "Suinocultores são beneficiados com certificado da OIE" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 06-10-2017 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.