Vantagens na suinocultura

O porco é o animal doméstico que mais facilmente se adapta às variadas condições de clima

 

Em todo o vasto campo da indústria animal, nada existe que produza melhores resultados práticos do que a criação de suínos, quando inteligente e racionalmente conduzida.

Os suínos representam um grande fator de riqueza para os países civilizados. Constituem um dos ramos mais valiosos da pecuária, pois a criação desses animais pode ser realizada com proveito, tanto nas grandes propriedades como nas pequenas chácaras.

Orientada por princípios racionais, a criação do porcos supera em lucro a de quase todos os animais domésticos. É um animal que pode ser explorado com pequeno capital inicial, requer relativamente pouca atenção e é altamente prolífero. Produz maior rendimento de carne que qualquer outro animal, com relação ao alimento que consome, e os capitais investidos em sua exploração começam a produzir lucros logo no primeiro ano, antes, portanto, que a criação da grande maioria dos outros animais domésticos.

A vaca leiteira excede o porco no fornecimento dos produtos comestíveis de grande procura. No entanto, a vaca não pode consumir todos os resíduos alimentícios de inferior qualidade, que o porco assimila facilmente.

O porco é, dos animais domésticos, o que mais facilmente se adapta às variadas condições de clima, possuindo a seu favor os seguintes pontos essenciais: grande prolificidade, docilidade e rusticidade, podendo ser alimentado com economia e fornecer carne de excelente qualidade.

Para procurar alimento nos pastos, os porcos não têm rival. É sabido que são os únicos animais que, depois de alimentados, são encontrados pastando. Além de ser a sua criação um meio de farto lucro é, ao mesmo tempo, um precioso elemento melhorador da terra, pois aduba e remove o solo inserindo este adubo em camadas mais profundas. Restitui ao solo, economicamente, com as suas dejeções, elementos de valor para a sua fertilidade. Enriquece a terra, ao mesmo tempo que enriquece o seu proprietário.

Renato Brandão Bravo, coordenador do Curso Como Tornar seu Sítio Lucrativo, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dá a dica: “a criação de suínos ao ar livre há de se constituir, muito em breve, uma das mais importantes fontes de riqueza nacional. Até hoje, os nossos criadores não conseguiram produzir porcos de tipos melhorados para suprir a indústria frigorífica dentro das condições exigidas. A criação nacional ainda continua a produzir, quase exclusivamente, porcos para banha, desinteressando-se por completo da produção de outros de carne mais fáceis e econômicos de se obter”.

Equipe de Redação 17-05-2012 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.