5 dicas imperdíveis de administração rural

Para administrar a fazenda e chegar a resultados satisfatórios, é imprescindível uma boa capacitação profissional

5 dicas imperdíveis de administração rural

Uma boa administração rural torna as tomadas de decisão mais assertivas, seguras e precisas. “Em um mercado competitivo, para administrar a fazenda e chegar a resultados satisfatórios, é imprescindível uma boa capacitação profissional. Por meio dela, o gestor terá pleno conhecimento sobre custos de produção, margens de lucro, entre outros”, afirma Edson Carlos Schwambach, professor do Curso CPT a Distância e Online Administração da Pequena Empresa Rural.

Com o aumento da produtividade da fazenda, as operações agrícolas e pecuárias se tornam bem mais complexas, o que exige do gestor profissionalização de qualidade. Assim, é possível controlar e monitorar melhor as atividades operacionais da fazenda, os funcionários e as finanças. Em síntese, para uma boa administração rural, é preciso:

1.Oferecer treinamento aos funcionários


As atividades realizadas na fazenda necessitam de mão de obra qualificada. Mesmo porque há tarefas que requerem o conhecimento de técnicas específicas. Manejar um plantel de ovelhas, aplicar fertilizantes em uma lavoura, ou mesmo regular o motor de um trator são atividades que exigem treinamento e preparo.

2.Controlar e monitorar o estoque


O controle e monitoramento do estoque devem ser rotina na fazenda. Os insumos devem estar sempre disponíveis para que a produção não atrase. Além de paralisar as operações agrícolas, a falta de insumos aumenta os custos de produção e gera sérios prejuízos ao produtor rural. Por isso, o estoque deve se manter, em contínuo equilíbrio, nem acima nem abaixo do programado.

3.Conhecer os custos reais de produção


Quando o gestor mantém as finanças organizadas, acompanhando todas as entradas e saídas do fluxo de caixa, é mais fácil conhecer os custos reais de produção. Dessa forma, é possível identificar onde pode haver corte de gastos ou investimento. Além disso, torna-se mais simples precificar os produtos e planejar a próxima safra.

4. Registrar todas as atividades e operações


O bom gestor rural registra todas as atividades e operações realizadas na fazenda. Para isso, ele deve participar ativamente de todos os processos delegando funções e acompanhando os resultados. Da mesma forma, é indispensável registrar os custos com quadro de funcionários, pagamento de impostos e compra de insumos.

5.Identificar os erros e acertos


Para realizar melhorias na fazenda, é fundamental identificar erros e acertos. Por isso, é essencial registrar tudo. No mercado, há excelentes ferramentas de controle e gerenciamento de atividades agrícolas e pecuárias, que ajudam o gestor a alcançar resultados surpreendentes, aumentando a produtividade e a rentabilidade dos negócios.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Administração Rural.

Leia o artigo "A importância da profissionalização na administração rural".

Fonte: blog.aegro.com.br

Andréa Oliveira 15-01-2019 Administração Rural
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Montar uma Cooperativa de Trabalho Rural

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.