A importância da profissionalização na administração rural

A importância da profissionalização na administração rural . É indispensável profissionalizar a administração rural, pois o mercado está cada vez mais competitivo.

A empresa rural deve se profissionalizar para ganhar maior sustentabilidade e competitividade no mercado

A importância da profissionalização na administração rural

Segundo o Sebrae - Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa, no Brasil, de cada cinco empresas abertas uma entra em falência após dois anos. Na maior parte das vezes, o que leva uma empresa a fechar suas portas tão cedo é a falta de capacitação profissional. Com o mercado concorrido, as empresas devem se especializar para ganharem maior sustentabilidade e competitividade no mercado. Isso vale para o setor de agropecuário. Hoje é de suma importância a capacitação na administração rural. É preciso profissionalizar os gestores do agronegócio!

Geralmente, quando a empresa rural é familiar, a administração dos negócios é feita na prática e passada de geração para geração, sem conhecimentos especializados. Já empresas rurais maiores apresentam nível de profissionalização na administração do agronegócio. De acordo com Luciana Rizo, renomada zootecnista, em médias e grandes empresas, a gestão é profissional, o que não ocorre na agricultura familiar.

É indispensável profissionalizar a administração rural, pois o mercado está cada vez mais competitivo. Para maior sustentabilidade da empresa rural, é essencial que a gestão dos negócios seja feita por profissional bem capacitado. Atualmente 70% das empresas rurais de porte menor não chegam à segunda geração e menos de 10% chegam à terceira conforme demonstram os dados do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Fundação Getúlio Vargas.

Para que esse quadro mude, é indispensável às pequenas empresas rurais investirem em capacitação profissional de qualidade. Felizmente, há excelentes cursos disponíveis no mercado, como o Curso a Distância CPT Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural em Livro+DVD e Online, elaborado por Fabiano Alvim Barbosa, profissional com grande experiência na área de Zootecnia e Medicina Veterinária, com ênfase em Produção técnica, econômica e sustentável de bovinos de corte.

Com o treinamento profissional, o produtor rural terá pleno conhecimento sobre custos de produção e margens de lucratividade, o que aumenta de forma significativa a competitividade da empresa rural. As mudanças no mercado internacional revolucionaram o cenário atual do agronegócio. Hoje, apenas as empresas rurais com know-how para concorrer conseguem sobreviver e a profissionalização é um importante diferencial competitivo na disputa.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Administração Rural.

Fonte: sna.agr.br


Andréa Oliveira 21-08-2018 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.