Segurança perimetral de sua propriedade

Seu patrimônio começa a existir a partir da cerca, por isso é importante providenciar para que o acesso à sua propriedade seja o mais difícil possível

Até bem pouco tempo atrás, o meio rural era sinônimo de paz e tranquilidade. Ele era, frequentemente, procurado por moradores da cidade como local de lazer e entretenimento, onde os maiores perigos significavam uma eventual picada de mosquitos ou qualquer coisa do gênero.

Esta, infelizmente, não é mais a realidade de nosso meio rural, onde a violência e a criminalidade estão cada vez mais presentes. Elas ameaçam desde os empregados, que nela permanecem por mais tempo, até os patrões e suas famílias, que para ela se dirigem, eventualmente.

A modernização da lavoura, com a adoção de modernas tecnologias rurais, tornou-se um dos fatores que passaram a atrair os criminosos para o meio rural, uma vez que este passou a contar com equipamentos de alta tecnologia - e por isso mesmo de alto valor comercial - bem como máquinas, implementos agrícolas e veículos.

O seu patrimônio começa a existir a partir da cerca, por isso é importante providenciar para que o acesso à sua propriedade seja o mais difícil possível, desestimulando, assim, qualquer tipo de invasão.

Por isso, mantenha o menor número possível de acessos a ela. De preferência mantenha uma única porteira. Assim, todos os que quiserem entrar na propriedade terão que, necessariamente, passar por ela. Isso tornará a vigilância mais fácil e eficiente.

Plácido Soares, coordenador do Curso Segurança em Propriedades Rurais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: "procure manter uma casa nas proximidades da porteira, de onde um ou mais empregados possam ter uma boa visibilidade do local. Essa casa deve possuir telefone ou qualquer outro meio de comunicação capaz de entrar em contato com a sede e avisar sobre algum perigo ou ameaça".

Caso não seja possível instalar um telefone, um aparelho de comunicação qualquer pode substituí-lo. É possível encontrar no mercado aparelhos portáteis, que funcionam à pilha e têm um alcance razoável, principalmente em campo aberto, como normalmente são os casos das propriedades rurais. Esses equipamentos têm geralmente um custo bastante acessível. O importante é que haja um meio de comunicação entre a entrada da propriedade e a sede ou a residência do caseiro.

Equipe de Redação 06-03-2012 Administração Rural
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.