Como liderar pessoas em sua fazenda

Uma propriedade bem administrada necessita de uma equipe de trabalho qualificada, bem treinada  e satisfeita com aquilo que faz

Você que lida com a agropecuária sabe muito bem o quanto essa atividade apresenta riscos. Sabe que a sua produção depende de muitas variáveis, como: clima, solo, água, plantas, disponibilidade de terras, dinheiro. Depende de tecnologia, de máquinas e equipamentos, do mercado e dos programas governamentais, dos custos de produção e de investimento e, o mais importante, depende da mão de obra. Você consegue imaginar uma propriedade completamente mecanizada, sem pessoas? É muito difícil, não é mesmo?

Até podemos, com certa facilidade, visualizar uma propriedade sem produção, sem insumos, sem máquinas e equipamentos, e inclusive sem dinheiro. Todavia, sem pessoas é praticamente impossível. Isso nos mostra a importância que tem "o lado humano da empresa" e, em especial, o da empresa rural.

Não é bom quando muitas vezes nos preocupamos, de forma excessiva, com outras variáveis como, por exemplo, a escassez de dinheiro, a manutenção das máquinas, a produção, e damos pouca atenção aos seres humanos. As pessoas fortalecem, dão vida e graça ao trabalho necessário em nosso empreendimento.

Toda propriedade rural, por mais simples que seja, é uma empresa. E como todo negócio, para ter sucesso e prosperar, precisa ser bem gerenciado. Uma propriedade bem administrada necessita de uma equipe de trabalho qualificada, bem treinada, desenvolvida e satisfeita com aquilo que faz. Caso contrário, ela terá dificuldades em atingir o sucesso financeiro, com eficácia e eficiência.

Como gerenciar as variáveis? Como ter um negócio realmente produtivo e lucrativo, que beneficie você, os trabalhadores rurais e suas famílias? Como devemos gerenciar os recursos humanos de nossa propriedade?

O primeiro passo é obter a colaboração de todos os integrantes do grupo de trabalho. O segundo é treinar o seu pessoal. Para um melhor entendimento, vamos explicar com mais detalhes esse ponto: todo empregado deve executar suas funções, segundo um planejamento de objetivos e metas, de qualidade e de quantidade, de tempo e de custo. Isto é, toda tarefa deverá ser executada segundo padrões já estabelecidos.

A observação e a análise do desempenho do pessoal são os melhores subsídios para o levantamento das demandas de treinamento. Assim, o gerente toma conhecimento dos pontos fortes e fracos de seus subordinados, podendo definir que tipo de capacitação é necessário buscar e aplicar.

Segundo Pedro Paulo Iannini, coordenador do Curso Chefia e Liderança na Fazenda, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "delegar significa repassar, significa transferir poderes a outras pessoas, que podem ser os seus próprios subordinados".

Aprenda também como fazer um planejamento estratégico de propriedades rurais

Equipe de Redação 13-12-2011 Administração Rural
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.