Dicas infalíveis para iniciar na agropecuária

Dicas infalíveis para iniciar na agropecuária. . O importante é buscar o maior número possível de informações, como índices mercadológicos e conselhos de profissionais bem-conceituados.

Para iniciar na agropecuária, primeiramente, é indispensável um bom estudo de mercado

Dicas infalíveis para iniciar na agropecuária

Para iniciar na agropecuária, primeiramente, é indispensável um bom estudo de mercado, com análise das tendências e demandas do setor. Da mesma forma, é essencial avaliar os principais meios de comercialização e a viabilidade do negócio. Uma das formas mais comuns para estudar o mercado é por meio de uma pesquisa em campo, com visitas a propriedades, conversando com quem é empreendedor ou trabalha no ramo.

Buscar o maior número possível de informações

Consultar revistas e artigos especializados no assunto é bastante válido, assim como participar de feiras, exposições, congressos e eventos agropecuários. O importante é buscar o maior número possível de informações, como índices mercadológicos e conselhos de profissionais bem-conceituados. Além disso, é indispensável ao empreendedor verificar as condições climáticas da região, assim como a disponibilidade de água e a qualidade do solo local.

Escolher uma boa localização para a implantação do negócio

A localização da propriedade rural onde serão realizadas as atividades agropecuárias deve preferencialmente estar próxima a centros de distribuição. O local deve permitir o fácil escoamento da produção, o que reduz os custos do produtor rural. Locais muito afastados tornam o negócio inviável, pois aumentam os gastos com transporte ou ainda dificultam a compra de insumos, implementos e máquinas agrícolas.

O investimento deve considerar a manutenção do negócio

O investimento inicial deve considerar não apenas a implementação do negócio como também a sua manutenção até o início da produção. Quando não se consideram tais fatores, o produtor rural pode nem mesmo conseguir iniciar o negócio, tendo até mesmo de vender sua propriedade para minimizar os prejuízos. Portanto, é essencial preparo e planejamento antes de pensar em investir no setor agropecuário.

Começar com recursos próprios ou com crédito rural?

O crédito agrícola é uma opção para iniciar na agropecuária. Trata-se de um financiamento oferecido por instituições financeiras, direcionado à produção rural. Outra forma de começar é com os próprios recursos financeiros, contanto que sejam “realizadas projeções estrategicamente planejadas, com definição de metas de produção, para maior sustentabilidade do negócio”, afirmam Eufran Ferreira do Amaral e João Luiz Lani, professores do Curso a Distância CPT Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais em Livro+DVD e Online.

Buscar assistência especializada com engenheiro agrônomo ou médico veterinário

Outra dica importante é buscar assistência especializada com engenheiro agrônomo ou médico veterinário, para a realização das atividades agropecuárias com excelência. Na verdade, esses profissionais são indispensáveis para as atividades agrícolas e pecuárias, pois ajudam o produtor a potencializar a produção, aumentar a rentabilidade do negócio e evitar perdas ou prejuízos, que podem comprometer seriamente os negócios.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Administração Rural.

Fonte: ruralnews.com.br

Andréa Oliveira 23-07-2018 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.