Empresa Rural - planejamento gerencial e operacional

O planejamento gerencial está localizado entre os níveis estratégico e operacional e tem a responsabilidade de fazer a captação e alocação de recursos, bem como a distribuição dos produtos no mercado. Nesse nível, são tomadas as decisões visando adequar os objetivos estabelecidos no nível

O planejamento operacional é voltado para a empresa em si, normalmente de curto e médio prazo, e está ligado a como conduzir cada estratégia escolhida

  O planejamento gerencial está localizado entre os níveis estratégico e operacional e tem a responsabilidade de fazer a captação e alocação de recursos

O planejamento gerencial está localizado entre os níveis estratégico e operacional e tem a responsabilidade de fazer a captação e alocação de recursos, bem como a distribuição dos produtos no mercado. Nesse nível, são tomadas as decisões visando adequar os objetivos estabelecidos no nível estratégico.

Método de orçamento

A ferramenta do método de orçamento é de fundamental importância para a atividade rural, pois, após o planejamento estratégico, é necessário descrever as ideias, quantificando os gastos (custos e investimentos) e as receitas. Este deverá ser feito com um prazo mínimo de 12 meses e, para atividades rurais, o ideal é que seja de 60 meses ou maior, dependendo do projeto.

Como definição, o orçamento é o levantamento prévio de receitas, despesas e investimentos, cuja finalidade é dar consistência ao planejamento estratégico da empresa rural e, consequentemente, ao planejamento operacional.

Segundo Fabiano Alvim Barbosa, coordenador do Curso Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, é necessário conhecer o potencial de recursos físicos, humanos, benfeitorias e máquinas da propriedade, para elaboração do orçamento.

O orçamento deverá ser feito de duas maneiras: 1) Planejado: coletar dados econômicos e zootécnicos de mercado e de pesquisas para elaboração do projeto. 2) Realizado: coletar os dados econômicos e zootécnicos reais da fazenda para saber a realidade do projeto, comparando-o com o planejado.

Essa ferramenta gerencial é importante para saber o fluxo de receita, despesas e investimentos da empresa em certo período - pelo menos anual - podendo antecipar a necessidade de algum aporte de capital, caso o fluxo de caixa fique negativo. Avalia também a capacidade de pagamento bem como outros índices econômicos, como a taxa interna de retorno (TIR) e o valor presente líquido (VPL) do projeto.

Planejamento operacional

O planejamento operacional é voltado para a empresa em si, sendo normalmente de curto e médio prazo, e está ligado a como conduzir cada exploração (estratégia) escolhida por meio do planejamento estratégico, isto é, o que, como e quem executará.

Esse planejamento relaciona-se com método (como fazer), dinheiro (quais recursos financeiros serão usados), tempo (quando fazer) e a ação (quem fazer).

Equipe de Redação 03-07-2013 Administração Rural
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.