Hotel fazenda - cargos e funções

A hotelaria é um segmento do setor do turismo e vive em constante transformação. Por conta desse dinamismo, a operacionalização de um empreendimento hoteleiro acaba por exigir de todos os profissionais envolvidos o conhecimento acerca dos aspectos que envolvem esse local, como sua estrutura física,

Departamento de reservas, recepção, governança e gerência são alguns dos principais cargos de um hotel fazenda

 

O número de camareiras será de acordo com o quantitativo de apartamentos/chalés que o hotel fazenda contar

A hotelaria é um segmento do setor do turismo e vive em constante transformação. Por conta desse dinamismo, a operacionalização de um empreendimento hoteleiro acaba por exigir de todos os profissionais envolvidos o conhecimento acerca dos aspectos que envolvem esse local, como sua estrutura física, seu público alvo, sua missão e visão, entre tantos outros que devem ser transmitidos, e, também, adquiridos durante o convívio no ambiente de trabalho.

Para uma pessoa que deseja construir sua carreira profissional no segmento hoteleiro, qualquer que seja o empreendimento, precisará desenvolver algumas qualidades que serão primordiais para a execução e o aprimoramento da sua função.

Um empreendimento hoteleiro é um ambiente altamente complexo que, de acordo com o seu tamanho e a sua tipologia, pode ter mais ou menos setores e colaboradores:

Departamento de Reservas: pelo menos uma pessoa para atuar no setor de reservas de hospedagem, informações gerais sobre o hotel fazenda, dentre outros. O departamento de reservaspoderá ser alocado juntamente com a área de recepção, mas desde que não atrapalhe o desempenho dos recepcionistas.

O hotel fazenda deverá ter pelo menos duas pessoas para atuar como recepcionistas, sendo tais pessoas responsáveis pelo atendimento aos clientes

Recepção: deverá ter pelo menos duas pessoas para atuar como recepcionistas, sendo tais pessoas responsáveis pelo atendimento aos clientes. São esses profissionais que estarão sempre em contato com os clientes/hóspedes, desde a sua chegada e permanência até o momento de partida.

 

Governança: pessoa responsável pela organização das diversas áreas do hotel fazenda, garantindo um alto nível de arrumação dos apartamentos/chalés e demais serviços para os hóspedes.

Gerência: será responsável pela parte administrativo-financeira e operacional da empresa.

Camareira: a quantidade de pessoas para esse setor será de acordo com o quantitativo de apartamentos/chalés que o hotel fazenda contar. Assim, entende-se que o adequado é uma pessoa para essa área a cada 5 (cinco) apartamentos/chalés.

Lavanderia: o número de pessoas para esse setor será em conformidade com o tamanho do hotel fazenda, no que tange à capacidade de hóspedes simultâneos. Mas, para iniciar será importante que tenha pelo menos duas pessoas nessa área, sendo uma para operar as máquinas e outra para passar.

Equipe de eventos/animação: deverá ter, no mínimo, duas pessoas para trabalhar a área de animação cultural e esportiva do hotel fazenda, mantendo os hóspedes integrados com as atividades do empreendimento.

Guia ecológico: será muito importante que o hotel fazenda tenha em seu quadro funcional uma pessoa para atuar como guia nos passeios ecológicos, trilhas, caminhadas, dentre outras atividades relacionadas à natureza.

Garçom/garçonete: a definição da quantidade desses profissionais irá depender do número de pessoas que o hotel fazenda terá condições de recepcionar por vez. Assim, o ideal é que para iniciar tenha, no mínimo, duas pessoas para essa área.

Barman: o hotel fazenda deverá contar com pelo menos uma pessoa para essa área, pois será quem irá preparar drinques elaborados, sendo um item a mais na diversão dos hóspedes.

Deve ter pelo menos um(a) cozinheiro(a) exclusivo no hotel fazenda

Cozinheiro(a): deverá ter pelo menos um profissional dessa área no hotel fazenda, visando dar uma qualidade nos pratos solicitados pelos clientes.

Auxiliar de cozinha: no mínimo um funcionário para exercer essa função. Esse colaborador poderá atuar tanto no auxílio geral da cozinha, como assistente do Chef, quanto fizer o serviço de copeiro, ou seja, aquele que lava as louças, os copos e talheres. Mas, ressalta-se que, se possível, tenha um copeiro no quadro de funcionários para ter bem separados os afazeres e também para simplificar o processo, evitando, assim, a segregação de funções.

Serviços gerais: o hotel fazenda deverá contar com pelo menos duas pessoas para manter a higiene geral das diversas áreas integrantes do empreendimento.

Segurança: o hotel fazenda deverá investir fortemente em segurança, devido ao risco iminente de sinistros nesse tipo de empreendimento. Assim, pode-se optar por ter seguranças contratados ou terceirizar essa área funcional.

Fábio M. Hosken, coordenador do Curso Qualificação de Profissionais para Turismo Rural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o empreendedor deverá estar presente em tempo integral na empresa, principalmente nas atividades ligadas à gestão da empresa, de forma geral, incluindo área administrativo-financeira, produtiva e de recepção aos hóspedes.

Equipe de Redação 09-08-2013 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.