Planejamento estratégico de propriedades rurais

Planejar significa projetar um trabalho, serviço ou empreendimento mais complexo

  O planejamento estratégico em propriedades rurais

Uma das principais limitações no processo de gerenciamento de propriedades rurais é a ausência de um planejamento pautado em informações temáticas compatíveis com o tamanho da área. No processo de tomada de decisão, o produtor é levado pela intuição e pelas possibilidades que são facilmente perceptíveis para o mesmo: como a linha de produção do vizinho, o produto que está tendo maior demanda no mercado, os insumos que eram comprados pelo proprietário anterior, o manejo que seu pai utilizava etc.

No caso de uma propriedade rural, estão envolvidos fatores como clima, solo, vegetação, aspecto socioeconômico da região, mercado, tendências, clientes, produtos, patrimônio, capital intelectual e outros. Pode-se estudar cada um desses elementos separadamente ou pode-se associar esses elementos e tentar compreender o conjunto de forma mais aprofundada, que poderá se tornar muito complexa.

Planejar significa projetar um trabalho, serviço ou empreendimento mais complexo. Ainda, pode ser a determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los. Pode-se definir como planejamento o ato de conhecer as características ambientais da propriedade, tomando o solo como elemento estratificador de ambientes, dando ao mesmo o uso mais adequado.

A palavra "estratégia" é de origem grega, derivada da palavra "estrategos", que significa a arte do general, aquele que tem na visão geral. O estrategista age como um general. Ele estuda o cenário da batalha, procura conhecer o inimigo, suas práticas e táticas, define as armas, o número de soldados de cada batalhão, estabelece posições e táticas, motiva os seus comandados, especialmente os comandantes de batalhão, e, só depois de tudo detalhadamente estudado e revisado, ele vai para o campo de batalha.

Na implantação e no desenvolvimento da empresa, são aplicadas as mesmas táticas utilizadas pelos grandes generais nas batalhas. Porém, a guerra aqui é diferente: é a sustentabilidade da sua empresa rural, em um mundo globalizado altamente competitivo.

Assim, o planejamento estratégico é um instrumento eficaz para modelar o futuro, possibilitando o desenvolvimento organizacional integrado da propriedade rural. Durante esse planejamento, define-se qual será a atividade principal do empreendimento, levantam-se as vantagens competitivas, delimitam-se as características fortes e fracas, e definem-se quais ações devem ser adotadas para tornar o empreendimento sustentável.

Para João Luiz Lani, coordenador do Curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o planejamento estratégico precisa estar dentro da realidade financeira e das aspirações do empresário. Deve ser estabelecido de tal forma que o empresário tenha condições de gerenciar e controlar todas as etapas.

Equipe de Redação 22-11-2011 Administração Rural
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.