Saiba as diferenças entre fazenda, sítio, chácara e rancho

Saiba as diferenças entre fazenda, sítio, chácara e rancho. Elas são muito mais culturais do que técnicas, podendo mudar de uma região para outra.

As diferenças entre fazenda, sítio, chácara e rancho são muito mais culturais do que técnicas, podendo mudar de uma região para outra

Saiba as diferenças entre fazenda, sítio, chácara e rancho 
As diferenças entre fazenda, sítio, chácara e rancho são muito mais culturais do que técnicas. Em todo o território nacional, as propriedades rurais recebem nomes diversos, dependendo dos costumes da região, o que não acontecia antigamente quando o que as denominava era o tamanho da área.
 
Em Uberaba (MG), por exemplo, o tamanho e a localização da área rural em relação à cidade são fatores preponderantes para que uma propriedade seja denominada como sítio, fazenda, rancho ou chácara. No caso de uma área classificada como chácara, trata-se de uma propriedade de porte pequeno, próxima à cidade, com até 5 mil metros.
 
Por outro lado, uma área classificada como sítio é maior que a chácara (de 10 a 20 hectares), além de ser mais afastada da cidade - daí tal denominação. Já o rancho é uma área onde se busca lazer, onde geralmente há rio ou lago próximo à propriedade.
 
Quando a área possui maior extensão é considerada fazenda. Mas isso não é uma classificação criteriosa, depende muito da cultura local, podendo mudar de região para região. Mas para diferenciar melhor uma área rural da outra, vejamos abaixo as principais características de cada uma delas.
 
Rancho
 
Há algumas décadas, rancho era toda a área rural afastada da propriedade principal, construída de bambu, cipó e barro, para abrigar os trabalhadores rurais. Nos dias de hoje, ranchos são áreas próprias para turismo, também chamados em algumas regiões do país de chalés ou sítios. 
 
Sítio
 
Em geral, o sítio é uma propriedade de área modesta, tanto usada para a lavoura como para o lazer.  Hoje, quem possui um sítio normalmente possui uma casa na cidade. Por isso, é mais frequentado nos fins de semana, feriados ou férias por pessoas que buscam tranquilidade e um maior contato com a natureza. Mas isso não é regra, pois há regiões onde o sítio é uma área utilizada para plantação e criação de animais como forma de sustento para muitas famílias rurais.
 
Chácara
 
A chácara é a menor propriedade rural em relação às demais. Trata-se de uma área que contém uma casa principal (moradia), um galpão para criação de animais e um terreno onde se cultiva frutas e/ou legumes para comercialização. Mas em algumas regiões do país, essa propriedade rural também é utilizada com o propósito de recreação nos fins de semana e feriados. 
 
Fazenda
 
Em síntese, uma área denominada como fazenda é uma propriedade rural destinada à prática da agricultura, piscicultura e pecuária. Por isso, possui várias estruturas, sendo considerada a maior em comparação com as outras. Além da casa da fazenda, pode haver áreas específicas para criação de gado, criação de peixes e/ou cultivos diversos, podendo chegar a milhares de hectares.
 
Por Andréa Oliveira.
 
Fontes: Canal Rural e Wikipédia.


Andréa Oliveira 30-03-2016 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.