Saiba como implantar o turismo rural em sua fazenda

Essa prática corresponde a uma forma de lazer saudável, com consciência ambiental, na qual aspectos culturais e regionais são resgatados e valorizados

O turismo rural atende a uma clientela turística atraída pela produção e pelo consumo de bens e serviços no ambiente rural. É um conceito múltiplo de um turismo integrado com a natureza, com a aventura e com a região em que ele acontece. É uma proposta de respeito às nossas raízes, aos ecossistemas e à nossa identidade cultural, um turismo de aproveitamento da zona rural em toda a sua diversidade.

Hoje, você aprenderá como o turismo rural surge como forma alternativa de renda, um negócio que permite ao produtor rural manter suas propriedades produtivas, além de gerar empregos à população local. Também desperta a consciência e a compreensão ecológicas, transformando-as, de forma espontânea, em agentes conservadores da natureza, sobretudo à medida em que o turismo é percebido como fonte de economia.

Essa prática corresponde a um lazer saudável, com consciência ambiental, na qual aspectos culturais e regionais são resgatados e valorizados. Um negócio propício para um país como o Brasil, que possui grande extensão territorial, diversidade cultural e um número considerável de fazendas, impulsionando a economia agrícola e o desenvolvimento de regiões.

Como implantar

Para implantar o turismo rural em sua fazenda, você precisará conhecer alguns elementos fundamentais:

Acesso: Exige uma boa estrada de terra, sinalização, rodovias bem conservadas e aeroportos nas proximidades. Uma solução para este problema é buscar o apoio da prefeitura mais próxima. Outra sugestão é incluir o mapa de acesso à fazenda no folder (material publicitário) do empreendimento.

Hospedagem: O atendimento deverá ser familiar e personalizado, dentro de um ambiente aconchegante e confortável, onde se misturam, por exemplo, móveis antigos de madeira pesada e simplicidade na decoração, ou seja, a predominância do rústico. Na arquitetura, serão trabalhadas:
  • Estruturas de apoio: recepção, sala de estar, lavabo, sala de TV, secretaria, quarto para gerente, despensa, copa, depósito e lavanderia.
  • Estruturas de lazer: bar/lanchonete, salão de jogos, sauna, piscina e sanitários.
  • Estrutura de hospedagem: chalés.
  • Restaurante: cozinha, bar, áreas de vendas e estacionamento.

Paisagem: A paisagem típica da fazenda por si só já atrai os hóspedes. Belos jardins, matas com trilhas para caminhadas, hortas, plantações e montanhas para um passeio a cavalo são alguns dos atrativos naturais que devem ser bem conservados e explorados. A paisagem pode ser trabalhada a fim de criar mais atrativos como, por exemplo, represas povoadas de espécies de peixes, um ladrão de represa coberto de pedras, reflorestamentos, enfim, deve-se usar da criatividade e de bom senso.

Gastronomia: O homem urbano, ao escolher o turismo rural, procura o desconhecido. O meio rural é ideal para oferecer uma gastronomia rica, degustando bebidas e pratos simples, exóticos e criativos, confeccionados em moldes tradicionais, como fogão a lenha (planta), panela de barro, de pedra, de ferro,

pratos e travessas de madeira.

Outro proveito que o meio rural ainda pode oferecer no campo gastronômico é a comercialização de doces, compotas, geleias, queijos, requeijão, manteiga e pinga, que atraem a curiosidade turística por serem de fabricação caseira e artesanal. É a oportunidade para o turista degustar o não-habitual e para o produtor obter mais uma fonte de renda.

Fábio M. Hosken, coordenador do Curso Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que "o turismo rural surge com a finalidade de gerar uma renda alternativa para o produtor rural, uma vez que a lucratividade com produtos rurais vem sofrendo uma queda constante. Com base nisso, percebe-se que uma propriedade, para aderir a essa modalidade turística, tem que manter suas atividades normais, sobretudo a produtiva, mesmo porque estes são fortes atrativos".

Equipe de Redação 15-05-2012 Administração Rural
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.