9 benefícios da rutabaga para a saúde

Perfeita para ser consumida assada ou cozida, a rutabaga é uma poderosa raiz, que promove inúmeros benefícios à saúde

9 benefícios da rutabaga para a saúde

A tuberosa rutabaga (Brassica napobrassica) é conhecida popularmente como couve-nabo ou nabo-sueco. Não apenas esse tubérculo com sabor adocicado e picante é comestível como também suas folhas macias e saborosas. Perfeita para ser consumida assada ou cozida, a rutabaga é uma poderosa raiz, que promove inúmeros benefícios à saúde, pois contém elevado teor de vitamina C, além de cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco.

Melhora a imunidade


Nunca as pessoas se preocuparam tanto com a imunidade como se preocupam hoje. Nesse sentido, consumir regularmente rutabaga (rica em vitamina C) é uma forma de fortalecer o sistema imunológico para combater gripes, resfriados e doenças respiratórias mais severas, como pneumonia.

Melhora o metabolismo


Amplamente nutritiva, a rutabaga ou nabo-sueco melhora o metabolismo por conter potentes aminoácidos, vitaminas, minerais e ácidos graxos. Com o sistema metabólico funcionando perfeitamente, o organismo se mantém saudável e vigoroso.

Controla a pressão arterial


Como apresenta elevado teor de potássio, esse tubérculo milagroso reduz a constrição arterial, o que melhora o fluxo sanguíneo e relaxa os músculos. Como resultado, ele auxilia no controle da pressão arterial.

Melhora o funcionamento da tireoide


A exótica raiz apresenta um composto chamado tiocianato, responsável por melhorar o funcionamento da tireoide. Na verdade, a rutabaga mantém o equilíbrio dessa glândula reguladora das funções do cérebro, do coração, do fígado e dos rins.

Fortalece os ossos


As vitaminas e os minerais magnésio, potássio e zinco presentes na rutabaga contribuem significativamente com a boa saúde óssea. Com os ossos e as articulações fortalecidos, as chances de ser acometido por doenças, como a osteoporose e artrite são mínimas.

Contribui com a boa saúde gastrointestinal


Além das vitaminas e dos minerais contidos na rutabaga, essa tuberosa é rica em fibras, o que previne a prisão de ventre. Sem falar que a couve-nabo, como também é chamada, atua eficientemente no tratamento de úlceras estomacais e inflamações no sistema gástrico e intestinal.

Previne o câncer


O glucosinolato contido na raiz tuberosa apresenta ação anticancerígena, o que previne canceres diversos, até mesmo o câncer de próstata.

Impede o envelhecimento precoce


Como apresenta antioxidantes, a rutabaga combate os radicais livres, responsáveis pela morte celular, o que impede o envelhecimento precoce e uma série de doenças degenerativas.

Auxilia na cicatrização de feridas


A ação antibacteriana e cicatrizante da raiz cura corte e feridas de forma eficiente e rápida. Com todos esses benefícios, consumir rutabaga (principalmente quando cultivada no sistema orgânico de produção) é uma forma de manter o corpo saudável e fortalecido.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:

Cultivo Orgânico de Gengibre, Taro e Inhame

Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce

Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-Flor e Repolho

Fonte: Aprender a Plantar

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 16-12-2020 Agricultura Orgânica
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.