Dicas rápidas de cultivo de alho-poró

Alho-poró (Allium porrum) ou alho-francês é uma deliciosa e saudável hortaliça pertencente à mesma família do alho

Dicas rápidas de cultivo de alho-poró

Alho-poró (Allium porrum) ou alho-francês é uma saborosa e saudável hortaliça pertencente à mesma família do alho. Seu pseudocaule (ou talo) é a parte comestível da planta, que apresenta forma cilíndrica bem desenvolvida, com camadas de bainhas de folhas sobrepostas”, destaca Jacimar Luis de Souza, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT a Distância e Online Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce.

Qual as melhores condições de cultivo?


A faixa de temperatura recomendada para o cultivo de alho-poró deve permanecer entre 13°C e 24°C. O bom desenvolvimento da planta exige climas mais amenos, típicos do Sudeste e Sul do país. Entretanto, isso não limita o cultivo de alho-francês somente em regiões com climas moderados. Contanto que o solo permaneça úmido (não encharcado), é possível cultivar essa hortaliça em locais com temperaturas um pouco mais elevadas.

Quais as formas de propagação do alho-poró?


A propagação do alho-poró ocorre de várias formas. Se a opção for o plantio em sementeiras, é indispensável um bom substrato para que as mudas cresçam viçosas. Outra recomendação, é quanto ao número de sementes: apenas 3 por sementeira. Se o produtor preferir o plantio direto no solo, as covas devem apresentar cerca de 1,0 cm de profundidade, com espaçamento de aproximadamente 15 cm entre elas.

Quando a hortaliça atingir em torno de 12 cm de altura, deve ser realizado o transplante das mudas de alho-poró para local definitivo. O alho-poró também pode ser plantado em vasos ou jardineiras com 20 cm de profundidade.

Quais as condições ideais de solo?


Embora o alho-poró prefira solos úmidos, é importante uma boa drenagem, pois a planta não tolera alagamentos. Além disso, o solo deve ser leve para permitir a favorável aeração das raízes do alho-poró. Outra exigência da hortaliça é quanto à matéria orgânica presente no solo. Por esse motivo, é fundamental um bom substrato para garantir os nutrientes necessários ao crescimento da hortaliça.

Além da adubação com adubo orgânico de qualidade, o produtor deve corrigir o pH do solo, que deve permanecer entre 6 e 6,8. Isso pode ser feito com uma técnica agrícola conhecida como calagem. Ambos os procedimentos devem seguir a análise prévia do solo em laboratório.

Qual a época de colheita?


Ao passarem 120 e 150 dias após a semeadura, chegou a época da colheita do alho-poró. O tempo exato para colher a hortaliça depende da variedade escolhida. Toda a planta deve ser colhida quando o pseudocaule alcançar entre 2,5 e 4,0 cm de diâmetro. Esse talo é a parte preferida dos gastrônomos, mas as folhas também podem ser utilizadas em bouquet garni, molhos, caldos e sopas.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agricultura Orgânica.

Leia o artigo "Dicas de plantio e manejo de alho."

Fontes: cpt.com.br; vamoscomermelhor.com.br

Andréa Oliveira 15-07-2019 Agricultura Orgânica
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.