Grandes produtores têm aderido à agricultura sintrópica

A agricultura sintrópica é ajustável em até 80% das terras do território nacional

Grandes produtores têm aderido à agricultura sintrópica

A agricultura sintrópica foi criada por Götsch, como sistema de cultivo agroflorestal embasado na sintropia, caracterizada pela organização, integração, equilíbrio e preservação. Segundo especialistas, ela é ajustável em até 80% das terras do território nacional. Seu principal objetivo é o cultivo da terra sem causar impactos negativos no meio ambiente. Na verdade, agricultura e natureza devem permanecer em contínuo equilíbrio. Entretanto, é essencial que o produtor rural compreenda os conceitos que envolvem essa prática.

Segundo Götsch, na agricultura sintrópica, os alimentos são produzidos sob a lógica natural do sistema, com amor incondicional pela vida. Solo, água, vento, fauna e flora, todos representam um importante papel na natureza. Assim como os seres humanos, que contribuem ativamente como parte integrante do sistema. As práticas agrícolas devem respeitar a dinâmica natural do ecossistema virgem.

De acordo com dados da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, existem, no Brasil, 4.366.267 pequenas propriedades, produtoras de 70% dos alimentos, que são distribuídos no mercado interno. Os principais produtos são a mandioca (87%), o feijão (70%) e o milho (46%). Parte desses agricultores são agrofloresteiros, em sua maioria, pequenos e médios produtores.

Nos últimos anos, grandes produtores também têm se tornado agrofloresteiros e implantaram em suas propriedades a agricultura sintrópica. Foi o que fez Pedro Diniz, proprietário da Fazenda da Toca, em Itirapina (SP). São mais de 2.300 hectares cultivados com base na sintropia de Götsch. Diniz também criou o Napaas - Núcleo Agroflorestal de Pesquisa Aplicada em Agricultura Sintrópica. O objetivo é usar a tecnologia para produção em larga escala.

O produtor e empresário pretende cultivar grãos seguindo os princípios da agricultura sintrópica. Por meio dela, tudo é possível, até mesmo acabar com doenças, como greening, em pomares. Na verdade, “o sistema desenvolvido por Götsch surgiu para quebrar paradigmas”, completa Diniz. A produção pode aumentar de forma bastante significativa, ao mesmo tempo em que os custos são reduzidos.

Conheça o Curso a Distância Agricultura Natural.

Leia o artigo "Saiba mais sobre agricultura sintrópica".

Fontes: revistagloborural.globo.com; pt.wikipedia.org

 

Andréa Oliveira 12-11-2018 Agricultura Orgânica

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.