Guia rápido para cultivar cebola

O melhoramento genético e as novas técnicas de cultivo tornaram a cebola mais produtiva e resistente a pragas

Guia rápido para cultivar cebola

“O melhoramento genético e as novas técnicas de cultivo tornaram a cebola (Allium cepa L.) mais produtiva e resistente a pragas”, explica Jacimar Luis de Souza, especialista em agricultura orgânica e professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce. No mercado, há até mesmo variedades de cebola sem ardor e com sabor suave. Com melhores cultivares e manejo adequado, o agricultor pode garantir alto padrão qualitativo e quantitativo em sua produção de cebolas.

Cultivares e fotoperíodo


Existem cultivares de cebola de dias curtos, com fotoperíodo de 12 horas (por dia). Há também as cultivares de dias intermediários, com fotoperíodo acima de 13 horas (por dia). O fotoperíodo é fundamental à produção de cebola, pois os bulbos são formados graças à exposição diária da planta à luz solar. Normalmente, são ideais dias, com mais de dez horas de luz, para que ocorra a bulbificação. O número de horas diárias de luz também contribui com o surgimento das plântulas.

Formas de plantio


Uma das melhores formas de plantio de cebola é a semeadura direta, com sementes distribuídas em local definitivo. Já no transplante de mudas, primeiramente as sementes de cebola são plantadas em canteiros. Posteriormente, elas são transferidas para local definitivo. Por fim, temos o plantio de bulbos em condições de fotoperíodo e temperatura favoráveis. Nesse método de plantio, deve-se esperar, em torno 30 dias, para o transplante definitivo.

O espaçamento recomendado considera as exigências da cultivar de cebola e a condições climáticas da região. Regiões com alta umidade pedem espaçamentos mais distantes entre plantas. Já locais com baixa umidade exigem espaçamentos menores. Por hectare, são recomendadas 500 mil plantas para boa produtividade e qualidade dos bulbos.

Ponto de colheita


Geralmente, o ponto de colheita ideal é quando o pseudocaule da cebola amolece, com tombamento da planta sobre o solo, conhecido entre os agricultores como “estalo”. No mais, a cebola pode ser colhida no momento em que 40% das folhas se tornam secas. Embora as cebolas sejam preferencialmente colhidas, assim que as folhas se tornam amareladas, sua durabilidade na prateleira é reduzida.

Cuidado com o tripes!


Com já mencionado anteriormente, a maioria das variedades é resistente a pragas. Entretanto, é preciso cautela quanto ao ataque do tripes. Sua ação na planta compromete a qualidade foliar das cebolas verdes e prejudica a fotossíntese da planta. O manejo integrado, com a adoção de duas ou mais práticas, é o melhor método de controle. Por meio dele, o produtor pode associar a escolha de cultivares de cebola de folhas lisas, com o plantio por semeadura direta e a rotação de culturas.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica.

Leia o artigo "Conheça cebola sem ardor e melancia sem sementes".

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 23-09-2019 Agricultura Orgânica
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.