Sistema integrado de produção (sistema mandala): horta com galinheiro

O sistema mandala de produção apresenta nove canteiros, com um galinheiro no centro

Sistema integrado de produção (sistema mandala): horta com galinheiro

No Rio de Janeiro, produtores rurais implantaram em suas propriedades canteiros circulares com galinheiro no centro. Uma das vantagens é que o sistema integrado necessita de uma pequena área, o que reduz os custos com instalações. Foi o que fez o produtor rural João, no município de Paraíba do Sul (RJ), em dois hectares de terra, onde cultiva diversas hortaliças, dentre elas, alho-poró, alface, couve e cenoura.

Em uma pequena área de 400 m², em canteiros circulares, o produtor cultiva hortaliças de ciclo curto. No centro dos canteiros há um galinheiro, para produção de ovos. O mais surpreendente é que apenas essa pequena área corresponde a 1/3 da renda de toda a propriedade. O formato circular adotado pelo produtor é chamado mandala. Trata-se de um sistema desenvolvido, em Pernambuco, por jovens universitários.

O sistema mandala apresenta nove canteiros, com um reservatório de água no centro, que pode ser cultivado com peixes (ou não). Mas os produtores cariocas adaptaram o sistema e, ao invés do reservatório, construíram um galinheiro. A adaptação veio do projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. Os restos vegetais da horta, junto à grama e o esterco das galinhas viram compostagem após 30 a 45 dias.

As próprias galinhas reviram o composto quando ciscam. Na verdade, a horta alimenta as galinhas, que alimentam a horta, em um sistema sustentável de produção. O formato circular favorece a insolação e o arejamento das hortaliças. As hortaliças e os ovos podem render ao produtor até R$ 3 mil por mês. Eles são vendidos via internet e entregues em domicílio, além de serem comercializados em uma feira de orgânicos em uma cidade vizinha.

A área para implantação do sistema mandala tem de ser plana e planejada para uma expansão futura dos canteiros. O galinheiro pode ser construído com 2,5 m de raio - a 1,0 m de distância do primeiro canteiro circular. Cada canteiro deve ter 1,2 m de largura e, entre eles, deve haver um espaço de 50 cm para a circulação das pessoas. As galinhas alojadas no galinheiro ao centro têm acesso a um pasto ao lado de 10 m x 20 m.

A fonte de água para os canteiros deve estar próxima, pois a irrigação é feita por gotejamento. O sistema de irrigação faz parte de um kit fornecido pelo Sebrae, à disposição do produtor, em comodato, nos primeiros dois anos. Se o produtor não usar mais, o kit segue para outro interessado.

Conheça o Curso a Distância CPT Agricultura Natural em Livro+DVD e Online.

Leia o artigo "Produção orgânica é sofisticada e eficiente".

Fonte: g1.globo.com

Andréa Oliveira 31-10-2018 Agricultura Orgânica

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.