5 tendências inovadoras no agronegócio

Algumas tendências inovadoras contribuem amplamente com o processo de produção e beneficiam produtores e consumidores

5 tendências inovadoras no agronegócio

A tecnologia tem revolucionado a agricultura e a pecuária no Brasil e no mundo. Com isso, o sistema produtivo tem se tornado muito mais eficiente, com resultados surpreendentes, que melhoram a produtividade e aumentam a rentabilidade dos negócios. A todo momento surgem novas técnicas de produção, que tornam o agronegócio ainda mais lucrativo sem fugir dos princípios da sustentabilidade.

Algumas tendências inovadoras impulsionam o setor agropecuário contribuindo amplamente com o processo de produção e beneficiando produtores e consumidores. Como exemplos, podemos citar a agricultura de precisão, a automação, a inteligência artificial, a produção sustentável e a profissionalização.

Agricultura de precisão


Quando o produtor investe em softwares, os processos são otimizados. Por meio de plataformas digitais, as operações agrícolas são registradas com mais precisão, segurança e rapidez. Além disso, é possível acessar a todas essas informações quando, como e onde preferir. Dessa forma, o produtor pode tomar decisões com maior assertividade.

Além dos softwares, a agricultura de precisão utiliza drones, sensores, plataformas, dispositivos de georreferenciamento, câmeras e outras importantes ferramentas tecnológicas. Tudo para garantir um melhor controle da produção e tornar a lavoura cada vez mais produtiva. Embora o investimento seja alto, o retorno financeiro é vantajoso.

Automação


Quando são utilizados dispositivos e máquinas que otimizam o trabalho humano, significa que o produtor investiu em automação. Além de aumentar a produtividade e melhorar a gestão, a automação otimiza o tempo e torna o uso de recursos e insumos mais racional, o que evita perdas na produção e melhora a qualidade dos produtos.

Inteligência artificial


Ao conjunto de algoritmos programados em máquinas para solução de problemas chamamos inteligência artificial. Trata-se de cérebros eletrônicos com capacidade de processar dados e realizar operações em tempo real. O uso dessa inteligência computacional torna o agronegócio muito mais lucrativo e promissor.

Produção sustentável


Países em todo mundo se preocupam com a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre. Uma forma de reduzir esse impacto é com uma produção mais sustentável, que respeite o meio ambiente. Quando os insumos são reaproveitados para serem usados na produção é porque o produtor tem maior responsabilidade social, o que valoriza os seus produtos no mercado.

Profissionalização


Outra tendência inovadora no agronegócio é a profissionalização no campo. Para melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos, é importante contratar funcionários com capacitação profissional adequada. A especialização e a qualificação profissional têm gerado resultados cada vez melhores. Até mesmo o produtor rural deve investir em capacitação para uma gestão mais estratégica e eficiente.

Conheça os Cursos CPT da Área Mecanização Agrícola:

Plantio Direto

Mecanização em Pequenas Propriedades

Treinamento de Tratorista - Operação do Trator e Regulagem de Implementos

Fonte: Tecnologia no Campo

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 31-05-2021 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.