7 espécies de tiririca mais comuns no Brasil

As espécies de tiririca do gênero Cyperus comprometem o desenvolvimento e a produtividade das mais diversas culturas

7 espécies de tiririca mais comuns no Brasil

Uma das plantas invasoras mais complexas de serem controladas é a tiririca, também conhecida como junquinho, junça, entre outros. As espécies do gênero Cyperus são as mais comuns, que comprometem o desenvolvimento e a produtividade das mais diversas culturas. Muitas delas apresentam resistência a herbicidas, em especial as que apresentam bulbos, tubérculos e (ou) rizomas.

1. Cyperus difformis


A espécie de tiririca Cyperus difformis é conhecida popularmente como tiririca-do-brejo. Essa planta herbácea anual é bastante comum no Sul do Brasil devido às condições favoráveis a seu desenvolvimento. Charcos são propícios para a propagação desse tipo de tiririca, que ocorre por sementes. No caule principal, encontram-se três brácteas verdes.

2. Cyperus distans


A espécie de tiririca Cyperus distans é conhecida popularmente como tiririca-de-três-quinas. Essa planta herbácea perene é comum em todo o território nacional. Com rizoma curto, folhas basais com alturas diferentes e inflorescência verde e triangular, esse tipo de tiririca se propaga por sementes e rizoma.

3. Cyperus esculentus


A espécie de tiririca Cyperus esculentus é conhecida popularmente como tiriricão. Essa planta herbácea perene também é comum em todo o país. Como apresenta bulbos, tubérculos e rizomas (subterrâneos), esse tipo de tiririca é de difícil controle. Com caule triangular sem pelos, essa invasora se propaga por sementes, bulbos, tubérculos e rizomas.

4. Cyperus flavus


A espécie de tiririca Cyperus flavus é conhecida popularmente como junquinho. Também encontrada em todo o Brasil, essa planta herbácea perene apresenta folhas basais curtas e rosadas. Sua inflorescência apresenta brácteas longas e curtas, com cores que variam da verde-amarelada à castanha. Sua propagação ocorre por sementes e rizomas.

5. Cyperus iria


A espécie de tiririca Cyperus iria é conhecida popularmente como junça. Ao invés de apresentar rizomas, ela é constituída de estruturas com perfilhos. Suas folhas basais são curtas e seu caule é triangular liso. Com cerca de 8 brácteas, a inflorescência apresenta cor amarelo-ferruginosa. Sua propagação ocorre por sementes.

6. Cyperus odoratus


A espécie de tiririca Cyperus odoratus é conhecida popularmente como capim-de-cheiro. Essa planta herbácea (anual ou perene) apresenta touceiras e é muito comum no Sul e Sudeste do país. Seu rizoma é grosso e curto, com aroma bem agradável (daí o nome). Sua propagação ocorre por sementes e rizomas.

7. Cyperus rotundus


A espécie de tiririca Cyperus rotundus é conhecida popularmente como capim-dandá. Essa planta herbácea perene é encontrada em todo o território nacional. Quando comparada às demais tiriricas do gênero Cyperus, esta é a mais invasiva. Sua inflorescência apresenta cor vermelho-ferruginosa. Sua propagação ocorre por sementes, bulbos, tubérculos e rizomas.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto

Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo

Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação

Fonte: Blog Aegro

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 22-09-2020 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.