Agricultura de precisão: você sabe o que é?

A Agricultura de Precisão usa o que há de mais avançado em tecnologia de informação

Agricultura de precisão: você sabe o que é?

A tecnologia tem otimizado resultados na agricultura, com melhoras quantitativas e qualitativas na produção. Nesse contexto, a Agricultura de Precisão merece destaque, pois permite o manejo racional das culturas, conforme suas especificidades. A AP considera inúmeros fatores, como tipo de solo, declive do terreno, temperatura média da região e índice pluviométrico anual, para aproveitar o máximo potencial de cada elemento.

Na verdade, a Agricultura de Precisão usa o que há de mais avançado em tecnologia de informação, para resultados cada vez melhores. Sua contribuição para o setor agrícola tem tornado os processos mais dinâmicos e precisos, além de garantir maior competitividade e rentabilidade ao produtor", afirma Afonso Peche Filho, professor do Curso CPT a Distância e Online Mecanização em Pequenas Propriedades.

Por meio da Agricultura de Precisão, é possível produzir com sustentabilidade, pois os impactos ambientais e as perdas são reduzidos significativamente. Em síntese, o produtor aumenta a rentabilidade da lavoura com práticas técnico ambientais corretas. Já na agricultura tradicional, nem todos os produtores seguem os princípios de produção sustentável e usam defensivos/fertilizantes de forma desmedida.

Principais vantagens da AP


->Otimização das atividades agrícolas;
->Máximo controle das atividades agrícolas;
->Possibilidade de vista aérea detalhada da propriedade;
->Segurança e assertividade nas tomadas de decisão;
->Economia de recursos, insumos e capital.

Tecnologia utilizada na AP


A aplicação dos insumos ocorre, de forma precisa, para atender as reais necessidades de cada parte da lavoura. Para tanto, são utilizados drones para captura de imagens, sensores, satélites, barras de luz, monitores de colheita, distribuidores de fertilizantes e defensivos agrícolas à taxa variável, distribuidores de corretivos à taxa variável, semeadoras/adubadoras à taxa variável e máquinas com piloto automático.

Com a agricultura de precisão, é possível


Para obter resultados surpreendentes com a Agricultura de Precisão, é indispensável entender que a área de cultivo apresenta particularidades. Com o uso da tecnologia, são inúmeras as possibilidades do produtor, como criar unidades de gestão otimizadas, realizar semeadura à taxa variável, automatizar processos, aprimorar máquinas, fazer mapas de solo para aplicar fertilizantes de forma racional, fazer mapas de infestação de pragas para proceder à correta pulverização, bem como fazer mapas de irrigação para uso racional da água na lavoura.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Mecanização Agrícola.

Leia o artigo "Percevejos são monitorados por sensores nas lavouras de soja, milho e trigo."

Fonte: blog.aegro.com.br

Andréa Oliveira 08-07-2019 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.