Aprenda a fazer biofertilizante e controle biológico de pragas

Aprenda a fazer biofertilizante e controle biológico de pragas, livres de resíduos tóxicos, nocivos à saúde.

O cultivo orgânico não pode receber defensivos e fertilizantes químicos, mas permite utilizar biofertilizante e fazer controle biológico de pragas

Aprenda a fazer biofertilizante e controle biológico de pragas

A agricultura natural cresce a cada ano, devido à grande demanda por produtos sem agroquímicos. Atualmente, os consumidores buscam alimentos frescos e saudáveis, livres de resíduos tóxicos, nocivos à saúde. Entretanto, para que os produtos sejam classificados como orgânicos, o cultivo não pode utilizar defensivos e fertilizantes químicos, mas permite utilizar biofertilizante e fazer controle biológico de pragas.

Mesmo no cultivo orgânico, a aplicação de adubos depende diretamente do tipo de cultivo e solo onde está a lavoura. Já o uso de defensivos ou controle biológico leva em consideração a natureza e gravidade do problema (doença ou praga) que acometeu a plantação.

Como os adubos orgânicos geralmente vêm de esterco de boi e de aves, às vezes, podem ocorrer contaminação biológica e química devido à matéria orgânica de má procedência. Sem falar das dificuldades de se encontrar um bom material e dos altos custos para adquiri-los.

Para minimizar todos esses problemas enfrentados pelo agricultor orgânico, a Embrapa Agrobiologia criou uma tecnologia para produzir adubos e substratos orgânicos (100% vegetal), acessada por vídeo. Já para o controle de pragas e doenças de forma natural, sem agrotóxicos, foi desenvolvido um defensivo orgânico chamado agrobio.

Veja como é feito o biofertilizante:

->200 litros de água de boa qualidade;
->100 litros de esterco bovino (fresco);
->20 litros de leite de vaca (pode ser soro);
->3 quilos de melaço de cana.

Misture tudo e deixe fermentando cerca de uma semana. O caldo resultante da fermentação recebe outros ingredientes em um processo que dura várias semanas. Por fim, o biofertilizante pode ser pulverizado em mudas de hortaliças e frutíferas.

Dicas de controle biológico de pragas:

Vespa Trichogramma spp. ->Controle de traça e broca do tomateiro, lagarta do cartucho e da espiga do milho, lagarta da maçã e da broca da cana-de-açúcar.

Baculovirus anticarsia ->Controle de lagarta da soja.

Metarhizium anisopliae ->Controle de cigarrinha das pastagens, formiga e carrapato.

Acremonium sp. ->Controle da lixa do coqueiro.

Beauveria bassiana ->Controle do gorgulho da cana-de-açúcar e da broca da bananeira.

Nim (Azadirachta indica) -> Controle da maioria dos insetos-pragas.

Alho e cavalinha (Solução) ->Controle do míldio do pepino.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Globo Rural.

Andréa Oliveira 02-03-2016 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.