Consumir sementes de abóbora faz bem à saúde?

Além de baixas calorias, as sementes de abóbora são fonte de minerais, vitaminas e proteínas, bem como antioxidantes

Consumir sementes de abóbora faz bem à saúde?

A resposta é sim! As sementes de abóbora apresentam surpreendentes benefícios à saúde humana. Além de baixas calorias, elas são fonte de minerais, vitaminas e proteínas, bem como antioxidantes, essenciais no combate de inúmeras doenças. Consumidas torradas, cozidas ou mesmo cruas, as sementes dessa cucurbitácea enriquecem a nossa dieta, principalmente por conterem potentes compostos bioativos, fundamentais ao bom funcionamento do nosso organismo.

As sementes de abóbora:

Contêm fitoesteróis


Consumir sementes de abóbora é essencial aos homens, pois garante a saúde da próstata, além de prevenir o aumento da próstata (hiperplasia prostática benigna). Tudo graças aos fitoesteróis, componentes que impedem a testosterona de se transformar em di-hidrotestosterona (aumento prostático).

Contêm triptofano


O triptofano contido nas sementes de abóbora evita a insônia, pois promove relaxamento e aumenta o estado de sonolência. O ideal é consumir as sementes momentos antes de dormir. Além disso, a substância age contra a depressão e o mau humor, bem como oferece ao indivíduo a sensação de bem-estar e grande disposição.

Contêm proteínas e fibras


São apenas 44,6 calorias em 10 gramas de sementes de abóbora. Em 100 gramas, são 446 calorias, nas quais estão presentes 18 gramas de proteínas e 18,4 gramas de fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino. Sem falar na quantidade de vitaminas e minerais igualmente benéficos à saúde presentes nas sementes da cucurbitácea.

Contêm zinco


As sementes de abóbora contêm grande quantidade de zinco (10 miligramas em 100 gramas de sementes). Inclusive o zinco é utilizado no tratamento da COVID-19, associado a outros medicamentos. Segundo o Instituto Nacional de Saúde, uma mulher adulta deve ingerir 8 miligramas diárias de zinco para prevenir uma série de doenças.

Contêm magnésio


Outro mineral presente nas sementes de abóbora é o magnésio. Estudiosos o consideram o segundo mais importante seguindo o potássio. Até mesmo porque participa da contração e do relaxamento muscular, controla os índices glicêmicos, regula a pressão sanguínea, além de participar da produção de proteínas.

Contêm potássio


O potássio das sementes de abóbora atua no combate à hipertensão. Sem falar que reduz as chances de pedras nos rins e evita perdas de massa óssea. Em 100 gramas de sementes de abóbora, temos 919 miligramas de potássio, quase o dobro da quantidade contida em uma banana média (422 miligramas).

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:

Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino

Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-Flor e Repolho

Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção

Fonte: Ecycle - ecycle.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 04-08-2020 Agricultura Orgânica
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.