Cultivo orgânico de Brócolis

O Brócolis, variedade botânica também conhecida como Brócolo, Brócoli e Couve-brócoli, pertence à mesma espécie e possui muitas semelhanças com a Couve-flor. O seu nome se originou do italiano “brocco” - que significa “broto”, pois a parte comestível são as suas brotações florais. Durante a fase

Clima, cultivares e épocas de plantio

  O Brócolis é relativamente exigente em condições edáficas, preferindo solos areno-argilosos, com bom teor de matéria orgânica

O Brócolis, variedade botânica também conhecida como Brócolo, Brócoli e Couve-brócoli, pertence à mesma espécie e possui muitas semelhanças com a Couve-flor. O seu nome se originou do italiano "brocco" - que significa "broto", pois a parte comestível são as suas brotações florais. Durante a fase vegetativa, a planta se assemelha à Couve-flor, diferenciando-se mais significativamente quando emite uma inflorescência central de coloração verde e diversas brotações laterais menores (grupo ramoso).

O Brócolis é uma planta que se desenvolve e produz melhor sob condições de clima ameno, estando a temperatura entre 7°C e 22°C. Entretanto, dadas as seleções genéticas praticadas no material original, existem, hoje, cultivares que se adaptam bem ao plantio em condições de verão.

Os cultivares de outono-inverno predominam nos plantios do centro-sul do Brasil, desenvolvendo bem sob temperaturas amenas, resistindo bem ao frio, inclusive à geadas leves. Esses cultivares podem ser semeados de março a maio, em localidades baixas e quentes; e de fevereiro a junho, em localidades mais altas e frias.

Graças ao melhoramento genético, os cultivares de verão ampliaram as épocas de plantio e contribuíram notavelmente para a distribuição da oferta desse produto, durante todo o ano. Os cultivares de verão podem ser semeados de setembro a janeiro, em regiões baixas e quentes; e de outubro a dezembro em regiões mais altas e frias.

Outra excelente alternativa comercial é o plantio de híbridos de cabeça-única, de granulação floral mais fina, para mercados mais específicos e exigentes. Apresentam melhor desenvolvimento no outono-inverno. Entretanto, alguns materiais possuem larga adaptabilidade climática e permitem o plantio durante todo o ano.

Preparação do solo

O Brócolis é relativamente exigente em condições edáficas, preferindo solos areno-argilosos, com bom teor de matéria orgânica e boa disponibilidade de macro e micronutrientes. Comparado à Couve-flor, pode ser considerado menos exigente, tanto em tipo de solo quanto em nutrição de plantas. Dependendo das condições do terreno, decide-se a necessidade e a forma de preparo do solo. Para áreas novas ou áreas em que se praticava agricultura convencional, antes do preparo do solo para o cultivo orgânico, deve ser realizada uma análise do solo para conhecer a sua fertilidade. Caso seja necessário, é recomendada a realização de uma calagem para a correção de acidez, de forma a elevar a saturação de bases a 70%, de acordo com as recomendações convencionais.

De acordo com Jacimar Luis de Souza, coordenador do Curso Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, pode se utilizar o preparo de solo convencional, com aração e gradagem, caso haja alta infestação de ervas nativas no terreno. Em situações de baixo nível de infestação de ervas ou após a prática da adubação verde, é recomendável o emprego do plantio direto.

Equipe de Redação 08-04-2013 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.