Produção orgânica é sofisticada e eficiente

O objetivo principal é a exploração econômica por longo prazo, mantendo o ecossistema estável e autossustentável

Curso Cultivo Orgânico de Hortaliças - Agricultura Orgânica

A agricultura orgânica é frequentemente entendida como a agricultura que não faz o uso de produtos químicos. Também há a falsa crença de que ela representa retrocesso às práticas antieconômicas de décadas passadas e à produção de subsistência de pequena escala, usando métodos agronômicos já superados. A realidade, porém, é outra.

Embora os agricultores orgânicos não usem agrotóxicos sintéticos, fertilizantes solúveis, hormônios, sulfas, aditivos e outros produtos químicos, o conceito é bem mais amplo do que isso.

Os métodos alternativos de agricultura são modernos, desenvolvidos em sofisticados e complexos sistemas de técnicas agronômicas, cujo objetivo principal não é a exploração econômica imediatista e inconsequente, mas, sim, a exploração econômica por longo prazo, mantendo o ecossistema estável e autossustentável.

Leis e princípios ecológicos e de conservação de recursos naturais constituem, assim, parte integrante desses métodos. De acordo com o professor Jacimar Luiz de Souza, coordenador técnico do curso Cultivo Orgânico de Hortaliças, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "as questões sociais são prioritárias, procurando-se preservar métodos agrícolas tradicionais apropriados, ou aperfeiçoá-los".

O entendimento dos problemas diversos do modelo agroquímico de produção agrícola que praticamos hoje, aliado às vantagens marcantes do consumo de alimentos orgânicos, de elevado valor biológico e sem contaminantes químicos danosos à saúde, tem proporcionado uma rápida mudança na visão dos consumidores, que, cada vez mais, procuram alimentos mais saudáveis e nutritivos.

http://www.youtube.com/watch?v=NM9X-xUg6hA

Marconi Vieira 02-03-2011 Agricultura Orgânica
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.