Dicas simples para cultivar mandioca

Dicas simples para cultivar mandioca. A mandioca pode ser cultivada em várias regiões do país - em especial, em locais com temperatura entre 20 e 27 °C.

A mandioca pode ser cultivada em várias regiões do país - em especial, em locais com temperatura entre 20 e 27 °C

Dicas simples para cultivar mandioca 

A planta Manihot esculenta Crantz é conhecida popularmente como mandioca, aipim ou macaxeira - depende da região. Trata-se de uma raiz com casca escura ou clara e polpa branca ou amarelada. No Brasil, existem as cultivares doces (de mesa) e amargas (bravas). Estas últimas apresentam alto teor de ácido cianídrico - apenas são consumidas quando processadas. Já as mandiocas de mesa contêm baixo teor de cianídrico - podem ser utilizadas tanto cozidas, quanto fritas ou beneficiadas (polvilho azedo, fécula, farinha e raspa).

Segundo a professora Marney Pascoli Cereda, do Curso a Distância CPT Cultivo de Mandioca, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, a mandioca apresenta uma série de vantagens em relação e outros cultivos, como: fácil propagação, elevada tolerância a longas estiagens, rendimentos satisfatórios - mesmo em solos de baixa fertilidade - pouca exigência em insumos modernos, potencial resistência ou tolerância a pragas e doenças, entre outras.

Temperaturas em torno de 15°C  - ou abaixo dessa faixa, retardam a germinação da mandioca

A mandioca pode ser encontrada em todo o território nacional - em especial em São Paulo (principal e maior produtor do país). Mas outros estados também são grandes produtores, como Bahia, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul. É importante ressaltar que sua produtividade aumenta quando cultivada em regiões com temperatura entre 20 e 27 °C. Locais com clima de 15°C ou abaixo dessa faixa retardam a germinação da planta e seu desenvolvimento.

O local de plantio dever apresentar boa drenagem do solo - para evitar o encharcamento das raízes

Embora seja resistente à seca, a mandioca se desenvolve bem em locais com índice pluviométrico entre 1.000 e 1.500 mm/ano. Em regiões com clima tropical - com muita ocorrência de chuvas (até 4.000 mm/ano), a raiz também consegue se desenvolver satisfatoriamente. Mas é preciso drenar o solo para evitar o encharcamento da terra e o apodrecimento das raízes. 

Neste caso, o solo deve ser bem drenado, pois o encharcamento apodrece as raízes. Em regiões com clima semiárido - 500 a 700 mm de chuva/ano, a mandioca é bastante exigente em água - portanto deve ser irrigada de forma adequada.

Siga as dicas de cultivo abaixo e aumente a produtividade:

->Inicie o cultivo na estação chuvosa - momento em que a umidade e a temperatura são fundamentais para a brotação e o enraizamento da mandioca;

->Evite plantar cultivares de mandioca no mesmo local - plante-as em quadras separadas;

->Escolha locais com solos profundos e soltos (de preferência, arenosos e com média textura) -  solos argilosos impedem o bom desenvolvimento da raiz, além de encharcarem com mais facilidade;

->Faça a poda durante os períodos frios - cerca de 20 centímetros acima da superfície do solo - somente em plantas entre 10 e 12 meses e após coleta de material para novos plantios.

Fonte: Revista Globo Rural.


Salvar

Andréa Oliveira 13-07-2016 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.