Horta caseira: saiba como preparar canteiros

Antes de implantar uma horta caseira, você deve saber como preparar canteiros, qual o melhor local para implantá-los, quais as hortaliças que irá cultivar neles.

Sabendo como preparar canteiros em sua horta caseira, suas hortaliças crescerão com força e vitalidade, dignas do elogio de todos

Horta caseira: saiba como preparar canteiros
Para sua horta produzir belas hortaliças, sempre a mantenha limpa, com frequentes capinas.

Antes de implantar uma horta caseira, você deve saber como preparar canteiros, qual o melhor local para implantá-los, quais as hortaliças que irá cultivar neles. Da mesma forma, deve levar em conta a limpeza da área, a drenagem, o dimensionamento, a marcação dos canteiros, a cercadura, o preparo da terra, além da adubação e sua incorporação no solo. Assim, suas hortaliças crescerão com vitalidade e força, dignas do elogio de todos.

Boa incidência de sol é um dos requisitos para o sucesso de sua horta e casa

"A escolha do local onde serão feitos os canteiros deve obedecer a alguns fatores de suma importância, como incidência de 8 a 10 horas de luz solar, disponibilidade de água, terreno com boa drenagem e local com pouca ocorrência de ventos. Esses são alguns requisitos para o sucesso de sua horta", afirma o professor João Tessarioli Neto, do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo.

Na implantação, escolha hortaliças mais consumidas, como alface e couve

Da mesma forma, você deve escolher quais as hortaliças pretende cultivar nos canteiros. Inicialmente prefira as hortaliças mais consumidas, como alface e couve. Depois, vá implantando outras espécies e veja se elas estão se adaptando bem ao local de cultivo. É claro que tudo dependerá do tamanho da área da horta, da sua disponibilidade de tempo para cultivá-la, bem como da época ideal para o cultivo hortaliça.

Limpe bem a área onde será implantada a horta e faça canais para o escoamento da água

Após a escolha do local e das primeiras espécies a serem cultivadas, você deve limpar a área. Capine o mato e retire os galhos, os pedregulhos e os vidros. Deixe tudo bem limpo antes do plantio das hortaliças. Lembre-se também de cavar canais para o escoamento da água. O terreno deve sempre estar bem drenado.

Aproveite o terreno ao máximo, mas deixe um espaço de 50 cm entre os canteiros

O comprimento, a largura e a altura dos canteiros de sua horta devem ser feitos aproveitando o terreno ao máximo. Quando próximos à cerca, eles devem apresentar em torno de meio metro de largura. Entre os canteiros, deixe um espaço de aproximadamente 50 cm para que você possa se movimentar em torno deles.

Faça a cercadura do canteiro para evitar a erosão

Para manter a terra mais alta que o nível do terreno e evitar a erosão, você deve fazer a cercadura. Para isso, você pode usar tábuas, tijolos, madeira, ou ainda a própria terra compactada. Quanto à profundidade dos canteiros, a ideal deve ser em torno de 20 cm.

Para adubar a terra, você pode escolher entre a adubação orgânica e a adubação mineral

Terminados os canteiros, você deve incorporar adubo à terra para receber suas hortaliças. Você pode escolher entre a adubação orgânica e a adubação mineral. A orgânica pode ser feita com esterco de curral (20 litros/m²) ou esterco de galinha (5 litros/m²). A mineral pode ser feita com 200 gramas de superfosfato simples mais 40 gramas de cloreto de potássio/m².

Pronto! Agora é só plantar suas hortaliças e esperar que cresçam saudáveis e suculentas.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Cursos CPT.



Andréa Oliveira 05-06-2015 Agricultura Orgânica
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.