Vantagens e limitações da colheita de café mecanizada

Com este processo, o custo da colheita do café poderá apresentar reduções de 30%

 

O café sempre proporcionou ao país benefícios do ponto de vista socioeconômico, pois, além de contribuir com um grande percentual no Produto Interno Bruto brasileiro, ele absorve boa parte da mão de obra, direta ou indiretamente, além de gerar inúmeras outras fontes de recursos. Associadas a esses fatos encontram-se também as inovações tecnológicas que vêm sendo realizadas para atender a uma demanda tecnológica, cada vez maior, por parte dos produtores. Essas inovações resultam no aumento de produção das fábricas, tanto de máquinas como de insumos, o que contribui também para um crescimento do setor industrial.

Existem vantagens e limitações relacionadas à utilização de máquinas na colheita do café, confira:

Vantagens

Redução do custo de colheita: quando todas as etapas do processo são mecanizadas, o custo da colheita do café poderá apresentar reduções de 30% ou mais em relação à colheita manual. Isso acontece porque a utilização de máquinas resulta na multiplicação da capacidade de trabalho, ou seja, uma única máquina permite realizar o trabalho para o qual seriam gastos vários trabalhadores, caso a mesma etapa fosse realizada manualmente.

Redução do tempo de colheita: com o aumento da capacidade de trabalho, a colheita passa a ser realizada em um tempo bem menor do que seria gasto com a colheita manual, tendo como resultado a permanência, por menos tempo, do produto na lavoura. Isso fará com que as plantas sejam liberadas mais cedo, havendo, portanto, mais tempo para se recuperarem para a próxima floração. Esse fato contribui para que haja uma florada mais uniforme e mais intensa, o que poderá resultar em maior produtividade.

Menos mão de obra: elas permitem também solucionar uma questão que está se tornando um problema em muitas regiões produtoras de café. Estamos falando da escassez de mão de obra, pois, atualmente, está ficando cada vez mais difícil conseguir pessoal, em quantidade suficiente, no momento necessário e a custos compatíveis para realizar a colheita manual do café. Esse fato é também um dos responsáveis pelo aumento do custo de colheita, caso ela venha a ser realizada manualmente.

Limitações

Condições topográficas: existem máquinas de grande porte que realizam quase todas as etapas em uma só passada em cada fileira de plantas. Entretanto, essas máquinas são recomendadas para serem utilizadas em terrenos com inclinação de até 15%. Apesar de elas possuírem um sistema hidráulico de ajuste para compensar os desníveis do terreno, utilizá-las em locais com inclinações superiores a 15% se torna bastante difícil e até perigoso. Dessa forma, é necessário empregar outros tipos de máquinas, de menor capacidade, prolongando o período da colheita ou ampliando-se o número de máquinas.

Custo inicial elevado: geralmente as máquinas utilizadas na colheita de café requerem elevado investimento inicial. Basicamente, isso se deve ao fato de que são empregados altos níveis tecnológicos e sistemas relativamente complexos na fabricação delas. Entretanto, vale lembrar que quanto mais utilizada, menores serão os custos unitários da máquina.

Necessidade de realizar o repasse: é praticamente impossível encontrar, em uma mesma planta, todos os frutos com o mesmo grau de maturação e, portanto, capazes de serem colhidos com a mesma intensidade de vibração da máquina. Este fato faz com que algo em torno de 80% e 95% do produto, existente nas plantas, possa ser colhido e o restante seja retirado manualmente, por meio de uma operação denominada de repasse. Vale lembrar que mesmo que o repasse seja mínimo, ao ponto de não compensar financeiramente a sua realização, o mesmo deverá ser realizado, pois a permanência de frutos nos galhos e no chão constitui um dos agentes causadores de pragas no cafeeiro.

No Curso Colheita Mecanizada de Café, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você encontrará todas as vantagens e limitações associadas à utilização de máquinas na colheita de café. Confira!

Equipe de Redação 30-01-2012 Cafeicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.