A forte exigência dos consumidores de café é mundial e um dos fatores responsáveis pelo declínio das exportações brasileiras no mercado internacional, que é cada vez mais ávido por um café que apresente ótimo padrão de qualidade.
Daí surge a necessidade imediata de sistematizar a produção como um todo, em especial as etapas realizadas entre a colheita e a comercialização, na busca pela obtenção de um produto de melhor qualidade. Nesse sentido, é preciso ficar claro que as maiores perdas são decorrentes da forma como a colheita, a secagem e o beneficiamento são conduzidos. Ainda hoje falta muito preparo sobre como proceder para minimizar as perdas de qualidade do produto.
O sucesso do produtor moderno na cafeicultura ocorre em função de vários fatores: redução nos custos de produção, aumento na produtividade e, principalmente, a busca constante por melhor qualidade, que é a garantia da conquista de novos mercados consumidores.
Além disso, a qualidade é o fator determinante no preço de venda do produto. Portanto, pouco a pouco, as portas do mercado para cafés de baixa qualidade vão se fechando. Por isso, o produtor brasileiro que pretende ter na cafeicultura o seu principal objetivo deverá se especializar e adotar tecnologias modernas para a produzir café com qualidade superior.