Cultivo superadensado de café

Adensamento apresenta grande vantagem em relação à produção por área

Café superadensado

É cada vez mais forte a tendência de mecanização das grandes lavouras de café nas regiões de relevo mais plano, diminuindo, consequentemente, a utilização de mão-de-obra. Uma tendência inversa à mecanização é o adensamento da lavoura em áreas íngremes e em pequenas propriedades que, ao contrário do uso de máquinas, exige uso intensivo de mão-de-obra.

Em cafezais de menor porte, que ocupam áreas de pequena extensão, mesmo em áreas planas, a mecanização também é difícil, em virtude do seu alto custo inicial, surgindo daí a tendência ao adensamento.

Além da questão dos custos, o principal motivo que leva os cafeicultores a seguirem essa tendência é o fato comprovado de que, à medida que se adensa a lavoura, maior é a sua produção por área. Foi feito um estudo com as variedades icatú e catucaí, com espaçamento decrescente, ou seja, aumentando a densidade de plantas. Percebeu-se a grande vantagem do adensamento em relação à produção por área.

No curso "Café - Cultivo Superadensado", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são apresentadas as principais técnicas de cultivo e discutidas as vantagens e desvantagens dessa modalidade de lavoura, sendo ideal para regiões declivosas, onde é impossível mecanizar. A coordenação técnica do trabalho ficou a cargo de Ivan Iranco Caixeta, professor e pesquisador da Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado -MG. Participação especial do professor Rubens Guimarães, especialista da UFLA.

http://www.youtube.com/watch?v=PAGMukL0WB4

Marconi Vieira 07-04-2010 Cafeicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.