Nova variedade de café é imune à ferrugem

Nova variedade de café é imune à ferrugem. Além de ser imune à ferrugem, a variedade de café MSG Araponga 2 ganhou nota acima de 80 pontos - o que a classifica como café especial

Além de ser imune à ferrugem, a variedade de café MSG Araponga 2 ganhou nota acima de 80 pontos - o que a classifica como café especial

Nova variedade de café é imune à ferrugem

"Na produção de café, as operações praticadas no manejo de pragas e doenças, no momento da colheita, do transporte, do pré-processamento e do armazenamento, se não forem realizadas com muito critério e conhecimentos técnicos, poderão causar grandes perdas na qualidade do café", afirmam Daniel Marçal de Queiroz, Francisco de Assis Carvalho Pinto e Mauri Martins Teixeira, professores do Curso a Distância CPT Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Por isso, vários estudos têm sido feitos no país. Inclusive, para otimizar a produção de café, os pesquisadores da Epamig - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, realizaram inúmeras pesquisas, que possibilitaram o desenvolvimento de uma nova variedade de café - mais resistente a altas temperaturas e imune à ferrugem. É importante lembrar que essa doença tem sido o pesadelo dos cafeicultores brasileiros há anos.

Como ainda está em fase de regularização, a variedade de café MSG Araponga 2 chegará ao mercado somente em 2018. Os resultados surpreendentes vieram graças ao trabalho do pesquisador Gladyston Carvalho e sua equipe. Foram 40 anos de pesquisa ininterrupta. O estudioso explica que, além de imune à ferrugem, a nova variedade de café apresenta ponto de maturação mais lento e prefere plantios em áreas com baixa altitude - abaixo de 1,1 mil metros.

Nessas condições, a nova variedade de café alcança alto potencial de produção, o que gera maior rentabilidade ao produtor de café. Em média, a produtividade do cafeeiro chega a 48,2 sacas por hectare (cinco colheitas). Ou seja, o volume de produção por planta é 20 a mais quando comparado a outras variedades de café (cultivadas no Cerrado Mineiro). Além disso, em relação à qualidade da bebida, a MSG Araponga 2 ganhou nota acima de 80 pontos - o que a classifica como café especial.

Fonte: Canal Rural.

Andréa Oliveira 05-05-2017 Cafeicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.