Pragas do cafeeiro: Mosca-da-raiz

A mosca-da-raiz do cafeeiro é uma praga que vem infestando inúmeras lavouras de café adultas de Minas Gerais e de outros Estados, principalmente São Paulo, Bahia e Espírito Santo.

A cor amarela atrai adultos, de ambos os sexos, da mosca-da-raiz

Se o cafeicultor constatar a ocorrência do inseto em sua lavoura de café, não precisa se preocupar o controle é viável

A mosca-da-raiz do cafeeiro é uma praga que vem infestando inúmeras lavouras de café adultas de Minas Gerais e de outros Estados, principalmente São Paulo, Bahia e Espírito Santo.

Os adultos do inseto, de ambos os sexos, são moscas que voam e que ocorrem em um determinado período do ano. A sua única função é reprodutiva, para perpetuar a espécie. As fêmeas são mais robustas e maiores que os machos; medem 17,0 e 7,6 mm, respectivamente. Apresentam coloração  marrom claro. Em lavoura muito infestada, os adultos podem ser observados pousados em folhas dos cafeeiros. São atraídos pelas cores amarela e vermelha de armadilhas adesivas (com cola) onde são capturados. Não apresentam voo rápido. Podem ser observados de março a outubro, com maior presença, em número, no período abril-maio.

A aplicação de inseticidas em pulverização visando o controle de adultos é impraticável e pouco eficiente já que sua emergência ocorre em um determinado período, o que exigiria a necessidade de um grande número de pulverizações. Como um macho é capaz de copular várias fêmeas e como uma pulverização não os elimina totalmente, sua população remanescente garante a cópula das fêmeas adultas. O controle do inseto mais eficiente visa matar suas larvas ainda no solo, evitando-se sua transformação em pupas e adultos, posteriormente.

Controle do inseto

Controle cultural Erradicação das lavouras velhas e improdutivas infestadas e implantação de novas lavouras nas mesmas áreas, um ano depois, desde que não haja presença de nematoides. Uma vez erradicada a lavoura, as larvas presentes no solo morrerão por inanição (falta de alimento). Em lavouras novas, a mosca não tem ocorrido. Qualquer poda a ser feita na lavoura infestada é recomendada se precedida pelo controle químico das larvas no solo.

Uso de armadilhas amarelas adesivas A cor amarela atrai adultos, de ambos os sexos, da mosca-da-raiz. O uso dessas armadilhas no período de emergência de adultos ajudará a reduzir a população do inseto na lavoura, através da captura de machos e, principalmente, fêmeas, que deixarão de ovipositar. Estas armadilhas já existem no mercado.

Júlio César de Souza, coordenador do Curso Pragas do Cafeeiro - Reconhecimento e Controle, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica "se o cafeicultor constatar a ocorrência do inseto em sua lavoura de café, não precisa se preocupar já que o seu controle é viável. Basta procurar os órgãos de assistência técnica para melhor orientá-lo".

Equipe de Redação 16-01-2013 Cafeicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.