Colheita da soja brasileira pode ultrapassar a dos norte-americanos

O Brasil aumentará a produção de soja de 117 milhões de toneladas para 123 milhões de toneladas em 2020

Colheita da soja brasileira pode ultrapassar a dos norte-americanos

Os chineses se tornaram os maiores compradores de soja brasileira, principalmente pelo aumento tarifário dos Estados Unidos. Com isso, a colheita da soja no Brasil pode ultrapassar a dos norte-americanos no ciclo 2019/20. O Brasil aumentará a produção de soja de 117 milhões de toneladas para 123 milhões de toneladas em 2020. Já a dos Estados Unidos chegará a 112 milhões (no período anterior, foram produzidas 123,6 milhões de toneladas).

Em 2018, o Brasil bateu o recorde em exportações de soja, com 83,6 milhões de toneladas, ou seja, um aumento de 22% quando comparado a 2017. Não é mera coincidência que os brasileiros tiraram a liderança dos norte-americanos e se tornaram os maiores exportadores mundiais de soja. Tudo pela disputa tarifária entre Estados Unidos e China, além das condições climáticas desfavoráveis no território norte-americano.

Com isso, as exportações da soja brasileira para a China aumentaram 30% (total de 68,8 milhões de toneladas de soja exportadas). Por outro lado, as estimativas indicam uma queda de 18,5%, em 2019, como resultado da peste suína africana no continente asiático (dados da Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais). Mas ainda assim, as projeções são bastante favoráveis ao Brasil.

De 1914 aos dias atuais, a soja se tornou o grão mais produzido em nosso país, graças ao avanço tecnológico e ao surgimento de técnicas revolucionárias de cultivo, como o sistema de semeadura direta voltado a grandes cultivos. Trata-se do plantio de várias sementes de soja, para impedir a erosão do solo. Hoje, o Brasil é líder mundial em sistemas de semeadura direta, junto ao emprego de herbicidas em massa.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agricultura.

Leia o artigo "Brasil colhe 92% da área cultivada de soja já na primeira quinzena de abril."

Fonte: ceoagro.com.br

Andréa Oliveira 19-06-2019 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.