Colheitadeira de algodão de 1 linha aumenta produtividade

Com a colheitadeira de algodão de 1 linha, é possível colher uma área de até 120 hectares por ano

Colheitadeira de algodão de 1 linha aumenta produtividade

A Embrapa Algodão e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura têm trabalhado em parceria, para desenvolver uma colheitadeira de algodão de 1 linha. O projeto busca viabilizar a colheita mecanizada do algodão, em pequenas áreas, a baixo custo. Segundo Odilon Reny Ribeiro, pesquisador da Embrapa, o objetivo principal é empregar recursos tecnológicos simples, de fácil operação, de acordo com a realidade financeira dos pequenos produtores rurais.

No Brasil, os agricultores familiares não têm acesso a colheitadeiras de pequeno porte. Não há interesse em se fabricar essas máquinas, devido ao menor valor de mercado e à baixa lucratividade. No Uzbequistão, há colheitadeiras (de 1 ou duas linhas) adaptadas a pequenas áreas, onde os pequenos agricultores cultivam algodão. Graças à mecanização da colheita, esse país é um dos maiores produtores de algodão do mundo.

No projeto da Embrapa, está prevista a adaptação de colheitadeiras em desuso no Cerrado. Atualmente, elas foram substituídas por equipamentos mais avançados, que produzem fardos redondos na própria máquina. De acordo com Reny Ribeiro, apenas uma colheitadeira em desuso é constituída de cinco unidades de colheita, que podem ser aproveitadas para fabricar cinco novas colheitadeiras de algodão de uma 1 linha.

A colheitadeira de 1 linha é acoplada a um trator e apresenta capacidade para colher uma fileira de algodão. Com essa máquina, é possível realizar a colheita de uma área de até 120 hectares por ano. Em relação à colheita manual do algodão, a colheita mecanizada pode reduzir os custos em até 70%. Além disso, a colheitadeira de algodão de 1 linha é de fabricação nacional, bem mais em conta (custa 3 vezes menos) que as pequenas colheitadeiras importadas.

Os equipamentos estarão disponíveis aos agricultores, em aproximadamente dois anos, com valores entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. Cooperativas e associações de pequenos produtores de algodão do Brasil e países da América Latina podem adotar facilmente a nova tecnologia. A produção nacional de algodão aumentará com a mecanização e o Brasil se tornará grande produtor de algodão, como o Uzbequistão, o Paquistão, a Índia e a China.

Conheça o Curso a Distância CPT Mecanização em Pequenas Propriedades em Livro+DVD e Online.

Leia o artigo "Características das operações agrícolas mecanizadas".

Fonte: canalrural.uol.com.br

Andréa Oliveira 06-11-2018 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.