Como aumentar a vida útil dos produtos na prateleira

Como aumentar a vida útil dos produtos na prateleira. No momento da colheita, frutas, verduras e hortaliças devem ficar sempre à sombra. Já no acondicionamento, elas devem ser colocadas em caixa limpas e desinfetadas.

Para aumentar a vida útil dos produtos na prateleira e evitar o desperdício são necessários alguns cuidados práticos e simples, mas essenciais

Como aumentar a vida útil dos produtos na prateleira 

Muitos produtores e distribuidores de alimentos se preocupam com a durabilidade e conservação dos produtos na prateleira. Para aumentar a vida útil da mercadoria quando exposta à venda e evitar o desperdício são necessários alguns cuidados práticos e simples, mas essenciais - desde a colheita até a comercialização nos pontos de venda.

Segundo informações divulgadas pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, mais de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente em escala mundial. Deste total, 50% se perde no transporte e no manuseio e 10%, no campo - isso demonstra como todos os participantes da cadeia produtiva estão despreparados.

A eles faltam planejamento e controle na colheita e pós-colheita, bem como monitoramento no transporte e comércio de produtos. Principalmente, em se tratando do pequeno produtor, pois para ele as perdas geram prejuízos imensuráveis nas finanças e na lucratividade dos negócios. Muitos desconhecem uma simples medida para evitar perdas: manusear os alimentos apenas o necessário.

No momento da colheita, frutas, verduras e hortaliças devem ficar sempre à sombra. Já no acondicionamento, elas devem ser colocadas em caixa limpas e desinfetadas (sem fungos nem bactérias) - próprias para os pontos de venda. Tais cuidados aumentam a vida útil dos produtos - eles são manuseados uma única vez até a prateleira - o que aumenta a qualidade dos alimentos.

 Além disso, todas as vezes que os alimentos são trocados de um lugar para o outro - passados de uma caixa para outra - ocorrem injúrias e danos, que aumentam as chances de contaminação - o que acelera o processo de deterioração dos produtos. É importante ressaltar que, ao ser colhido, o alimento deixa de ser nutrido, mas ainda está "vivo". Por isso, deve ser submetido a cuidados criteriosos para evitar qualquer lesão.

Alguns agricultores empilham as caixas em carrinhos. Estes seguem para o galpão de seleção de qualidade - onde as caixas ficam suspensas e, depois, são posicionadas em paletes. Esse procedimento evita o contato das caixas com o piso, o que impede a proliferação de microrganismos nos produtos.

Outros produtores rurais utilizam tesouras para colher os frutos com o mínimo de danos. Isso evita que o raminho estrangule e, como consequência, quebre o galho - o que torna a planta mais suscetível ao ataque de bactérias e fungos.

Conheça os Cursos CPT a Distância da Área Agricultura.

Fonte: Canal Rural.

Andréa Oliveira 12-08-2016 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.