Componentes, funções e vantagens do pulverizador automotriz

O pulverizador automotriz otimiza a aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes nas lavouras

 

Componentes, funções e vantagens do pulverizador automotriz

“Os pulverizadores otimizam a aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes nas lavouras, pois distribuem os produtos na quantidade e no local adequados. Graças a esses insumos agrícolas, o produtor rural consegue combater pragas e doenças nas plantações, além de fornecer nutrientes necessários às plantas”, destaca Bruno Otto Mewes, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Treinamento de Tratorista - Operação do Trator e Regulagem de Implementos.

Dentre os vários pulverizadores, temos o pulverizador automotriz, também conhecido como pulverizador autopropulsor ou pulverizador autopropelido. Com desempenho excelente e velocidade de pulverização de cerca de 30 km/h, essa máquina é uma forte aliada do agricultor, capaz de lhe proporcionar inúmeras vantagens. Principalmente, os modelos que apresentam tecnologia de ponta e pleno controle da pulverização.

Componentes e funções:


Eletrônica embarcada: Trata-se dos computadores de bordo, dos softwares, dos sensores, do GPS e dos atuadores, responsáveis por importantes funções, como transferência de dados, controle de velocidade de deslocamento, controle da pulverização, entre outras. Existem modelos de pulverizadores automotrizes, equipados com piloto automático e projetados com vão livre, ou seja, espaço entre o solo até o primeiro ponto da estrutura da máquina.

Uma das principais vantagens do vão livre em pulverizadores é a possibilidade de pulverizar culturas em fases de desenvolvimento mais avançadas. Em especial os pulverizadores que apresentam vão livre maior.

Cabine da máquina: Como é fechada, evita que o operador da máquina se contamine com os defensivos (herbicidas, inseticidas, acaricidas, fungicidas, nematicidas e pesticidas). Além disso, o ambiente interno da cabine é climatizado, o que garante maior conforto ao operador.

Barras de pulverização: A instalação das barras pode ser realizada na parte central, frontal ou traseira da máquina. As barras podem medir até 48 metros de comprimento e apresentam bicos múltiplos com pontas de pulverização.

Reservatório de calda: Os reservatórios apresentam capacidades variadas de armazenamento da calda pulverizadora. Como os produtos agroquímicos vêm concentrados, eles são diluídos até se tornarem uma espécie de calda.

Classificação:


O pulverizador automotriz apresenta duas classificações: pulverizador acoplado à estrutura do trator agrícola e pulverizador já projetado como autopropelido na fábrica.

Vantagens:


São várias as vantagens do pulverizador automotriz, como maior economia nos custos de produção e insumos; possibilidade de uso na agricultura de precisão; redução de riscos e garantia de conforto ao operador; planejamento da pulverização para maior eficiência; otimização operacional e maior rendimento; e precisão no processo de pulverização.

Conheça os Cursos CPT da Área Mecanização Agrícola:

Treinamento de Tratorista - Operação do Trator e Regulagem de Implementos

Manutenção de Tratores Agrícolas

Mecanização em Pequenas Propriedades

Fonte: lavoura 10 - blog.aegro.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 27-07-2020 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.