Conheça as batatas coloridas com baixo teor de matéria seca

Conheça as batatas coloridas com baixo teor de matéria seca. O baixo teor de matéria seca é responsável pela crocância das batatas coloridas, o que as torna excelentes para frituras.

O baixo teor de matéria seca é responsável pela crocância das batatas coloridas, o que as torna excelentes para frituras

Conheça as batatas coloridas com baixo teor de matéria seca

"A batata (Solanum tuberosum) é uma planta com caule em forma de rizoma (parte comestível). Ela é um dos alimentos mais cultivados no mundo, pois apresenta grande aceitação no mercado consumidor. No Brasil, as batatas são consumidas tanto em saladas e sopas, como fritas e em purê", afirma Jacimar Luis de Souza, professor do Curso a Distância CPT Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce em Livro+DVD e Online.

São Paulo é um dos maiores produtores de batata, abrangendo 10% do total da produção nacional. Vargem Grande do Sul (SP) merece destaque, pois lá os agricultores cultivam batatas desenvolvidas em laboratórios. Segundo Pedro Hayashi, engenheiro agrônomo, sua especialização é produzir batatas, que servirão como semente. Trata-se da batata-semente. "Ela cabe na palma da mão e pesa cerca de quarenta gramas", completa Hayashi.

O local de produção é higienizado e controlado para evitar qualquer tipo de contaminação. Um dos principais agentes contaminantes é o fungo, mas com o programa de controle evita-se quaisquer condições que favoreçam o aparecimento desse agente. Do laboratório, a batata-semente segue para as lavouras. Entretanto, "antes de chegar ao campo, ela passa por um período crescimento, na estufa, para adaptação", ressalta Hayashi.

No desenvolvimento das batatas-sementes, foram surgindo batatas coloridas. Segundo Hayashi, no universo do melhoramento genético isso pode ocorrer. Algumas apresentam cascas coloridas, outras são coloridas no interior. Todas formam um mix de batatas coloridas, para atender aos mais diversos gostos. Além de bonitas, elas são muito mais saborosas, diferentemente das batatas convencionais.

De acordo com o engenheiro agrônomo, o baixo teor de matéria seca é responsável pela crocância na batata, o que a torna excelente para frituras. Já para a indústria, a MS da batata colorida determina o seu rendimento. Alto teor de matéria seca resulta em menos matéria-prima para a produção. Portanto, o potencial de mercado das batatas coloridas é alto. Além disso, a produtividade média dessas batatas alcança 35 toneladas por hectare.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Agricultura Orgânica.

Fonte: g1.globo.com

Andréa Oliveira 28-08-2018 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.